Mastercraft (MCFT)

  • MyStockIdeas
  • Dezembro 6, 2023

 

 

Descrição:

Fundada em 1968, a MasterCraft dedica-se ao design, fabrico e comercialização de embarcações de lazer, distribuídas através de três marcas: MasterCraft, Crest e Aviara.

 

A MCFT tem uma presença consolidada em duas​​ das categorias de maior crescimento na indústria das embarcações de recreio: ski/wake-boats (marca MasterCraft) e pontoon-boats (marca Crest). A primeira categoria inclui embarcações destinadas à prática de desportos náuticos como ski ou wake-board. Já a segunda categoria de barcos apresenta uma componente de lazer e familiar mais acentuada, embora também possa ser utilizada para as práticas desportivas mencionadas.

 

A MCFT é líder no mercado norte-americano no nicho dos ski/wake-boats. Este​​ segmento representou 71% das suas receitas no FY23, enquanto o segmento Crest contribuiu com 21% e o segmento "Aviara" apenas com 8% do total. Este último inclui o fabrico de lanchas de luxo, tendo sido o segmento com maior crescimento registado no FY23.

 

Os produtos são distribuídos por terceiros, a maioria em regime de exclusividade no segmento MasterCraft. As vendas da MCFT concentram-se principalmente na América do Norte, sendo que apenas 5% das vendas são geradas fora desta região.

 

 

 

Vantagens competitivas:

Em certos modelos do segmento MasterCraft, a empresa consegue aplicar um prémio em relação à concorrência, beneficiando de poder de branding que foi conquistando ao longo do tempo. Como líder de vendas na​​ região, poderá eventualmente beneficiar de economias de escala também.

 

Parte das vantagens competitivas da MCFT pode estar associada à Ilmor, o seu principal fornecedor de motores, que possui uma tradição de sucesso na Indy Racing League nos EUA, conhecida pela corrida "500 Milhas de Indianápolis", além de apresentar experiência no setor náutico.​​ 

 

A MCFT está estratégica e financeiramente comprometida com a inovação através do seu departamento de desenvolvimento e engenharia, que trabalha em estreita colaboração com a equipa de gestão estratégica do portefólio e a área de marketing e vendas. Isso resulta em lançamentos frequentes de novos produtos, devidamente alinhados com a procura, o que deverá contribuir para a durabilidade das vantagens competitivas da empresa.

 

Em resumo, a MCFT parece desfrutar de uma vantagem competitiva em alguns dos seus produtos, justificando os sólidos retornos de investimento que apresenta.

 

 

Ownership/Management:

Frederick Brightbill, com 71 anos de idade, é o CEO e​​ Chairman da companhia desde 2015, contando com uma vasta experiência no setor.

 

A empresa tem uma política de remuneração baseada na performance. Parte dos salários dos executivos é efetuada com equity, o que contribuirá para alinhar os interesses da Board com os dos acionistas.

 

A distribuição de dinheiro aos acionistas tem sido concretizada sob a forma de recompra de ações. A board autorizou a recompra de USD 50M em ações em junho de 2021, programa este que se encontra praticamente concluído. Em julho de 2023 foi autorizado um novo programa de recompra de ações no mesmo montante.

 

A maior parte das ações, 78.6%, são detidas por institucionais, destacando-se a Coliseum Capital Management com 11.6% das ações.

 

 

Principais riscos:

A indústria dos barcos de recreio é cíclica, estando particularmente sensível à conjuntura macroeconómica, pois durante os períodos de recessão os consumidores tendem a reduzir os gastos em bens não essenciais. A queda observada nas ações da MCFT nos últimos meses reflete uma queda acentuada das receitas que a empresa antecipa para 2024.

 

A MCFT possui uma elevada alavancagem operacional, em parte devido aos cerca de 1060 colaboradores distribuídos por três locais de fabrico, associados a cada uma das marcas. Os custos fixos elevados podem exercer uma pressão significativa sobre as margens de lucro em cenários de queda nas receitas, o que realça as consequências do caráter cíclico do setor.

 

 

Avaliação:

A diminuição previsível das receitas, num contexto macroeconómico menos favorável provocou uma queda acentuada no preço das ações da MCFT, colocando o seu valor a níveis muito atrativos. É possível que o preço das ações possa descer para além do patamar atual (em 2020, no pico do COVID, chegou a atingir USD 5.15$).​​ 

 

Contudo, caso o investidor esteja disposto a suportar a pressão de uma eventual descida, existe uma grande probabilidade de ser recompensado significativamente quando a economia mostrar novamente sinais mais promissores.