Metodologia de avaliação

Seguimos os princípios da análise de valor, ou análise fundamental.

A nossa metodologia de avaliação é simples: calculamos o valor intrínseco da empresa e investimos naquelas que apresentarem os preços mais baixos no mercado relativamente ao seu valor intrínseco. Na prática, apostamos nas empresas que estão a preço de saldo.

Certamente que simplicidade não significa facilidade, neste caso. Calcular o valor intrínseco obriga a um elevado grau de conhecimento da empresa e dos seus fatores externos, o que por vezes pode implicar meses de estudo. Para além disso, trata-se de um processo com um certo grau de subjetividade.

Analisamos um histórico mínimo de 10 anos, tendo em conta não só os fatores relativos à empresa em análise, como também à indústria onde ela se insere e os fatores macroeconómicos.

Classificação das avaliações (segundo níveis de maturidade)

Análise 1

A avaliação cinge-se à análise do histórico de dados financeiros e ao cálculo dos principais indicadores de desempenho.

Análise 2

Os resultados do nível anterior são complementados por um estudo profundo da empresa, baseado na informação disponível nos relatórios e contas, em estudos publicados, em artigos disponíveis na imprensa, legislação, etc.

Análise 3

Para além da informação considerada nos dois níveis anteriores, este nível inclui a pesquisa de informação adicional em conferências da especialidade, através do contacto com a própria empresa ou de outras formas que possam complementar as conclusões obtidas na Análise 2.

Serão analisadas centenas de empresas anualmente de acordo com os critérios da Análise 1. Aquelas que cumprirem com determinados requisitos serão então analisadas de acordo com os critérios da Análise 2, não sendo de esperar mais do que uma análise deste tipo por semana, em média. Apenas uma ínfima parte destas justificarão a realização de uma análise do tipo 3.

Consideramos que a Análise 2 será suficiente para avaliar uma empresa com um certo grau de confiança. A análise de tipo 3 será equacionada apenas nos casos em que a informação disponível publicamente se revelar incompleta.

Âmbito das avaliações

As análises irão debruçar-se sobretudo sobre ações europeias e norte-americanas, por se tratarem de mercados conhecidos e mais acessíveis geograficamente (como diria Peter Lynch, “gostamos de ver as coisas com os nossos próprios olhos”). As decisões de compra ou venda da MyStockIdeas serão concretizadas no dia da tomada de decisão, após comunicadas por email ao seus subscritores.