International Money Express Inc (IMXI)

  • MyStockIdeas
  • Novembro 20, 2021

 

 

Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente

Principais resultados da análise

 

A​​ International Money Express​​ (IMXI) é uma empresa em crescimento, que presta serviços de remessas de dinheiro, sobretudo no corredor dos Estados Unidos para a América Latina e para o Caribe​​ (ALC). Em 2019, passaram também a prestar serviços de remessas dos Estados Unidos para África e do Canadá para a América Latina e África. O negócio da IMXI​​ é sustentado por uma tecnologia proprietária e por uma ampla rede de agentes.

Os serviços estão disponíveis em todo o território dos EUA, Porto Rico e 13 províncias do Canadá, onde os clientes podem enviar dinheiro a beneficiários de 17 países da ALC, sete países africanos e dois países asiáticos.

As remessas para os países da ALC são geradas principalmente nos Estados Unidos por clientes com raízes em países da América Latina e do Caribe. A IMXI​​ gera receita a partir de taxas pagas pelos seus clientes (ou seja, os remetentes), sendo parte da receita partilhada com agentes que​​ garantem as transferências de dinheiro entre o país de origem e o país de destino, de forma rápida e segura.

A empresa, que entrou em bolsa apenas em 2018 (como​​ special purpose acquisition company), registou um volume de​​ inside trading​​ considerável em 2021, tendo os seus executivos vendido um volume significativo de ações ao longo do ano.​​ 

O valor intrínseco obtido foi de USD$ 20.3/ação. À data desta avaliação, 19 de novembro de 2021, as ações da IMXI estavam a ser transacionadas por USD$ 15.28, conferindo um desconto de 25%.

Ver análise detalhada

 

As transações são processadas e os pagamentos recebidos pelos agentes remetentes, ficando esses fundos disponíveis para retirada pelo beneficiário no destino designado, geralmente em minutos, em qualquer local de pagamento da​​ IMXI,​​ através dos agentes pagadores.​​ 

Os serviços são prestados através de mais de 100.000 agentes de envio e pagamento e lojas operadas pela empresa, bem como através de plataformas online e de dispositivos móveis.​​ 

A maioria das transações da​​ IMXI​​ são geradas​​ por meio da rede de agentes e lojas operadas pela Empresa. A grande maioria dos agentes tem acesso aos sistemas de software proprietários da​​ IMXI. Os agentes são responsáveis pelo fornecimento da infraestrutura física e da equipa necessária para concluir as remessas, ficando ao cargo da​​ IMXI​​ as funções operacionais centrais, como processamento de transações, liquidação, suporte de marketing, treino e suporte, e gestão da relação com o cliente.

As remessas pagas em moeda local também geram alguma receita por​​ meio de uma gestão diária das taxas de câmbio. O portfólio de produtos inclui ainda opções de pagamento online, cartões de débito pré-pagos e cartões de pagamento de depósito direto, que complementam o negócio principal de remessas.

VANTAGEM COMPETITIVA

A​​ IMXI​​ está focada num número reduzido de regiões, privilegiando o corredor da ALC, que oferece um ambiente operacional atraente com oportunidades significativas de crescimento futuro. De acordo com os últimos dados disponíveis publicados pelo Banco Mundial, a ALC continua a ser o corredor de remessas de crescimento mais rápido no mundo.

A​​ IMXI​​ beneficia de um bom relacionamento com os bancos, um fator essencial no setor das remessas. Devido ao crescente escrutínio regulatório dos bancos e das instituições financeiras, o relacionamento com os bancos pode criar uma barreira à entrada de novos concorrentes, conferindo uma vantagem competitiva à​​ IMXI.

A marca da IMXI,​​ Intermex, é reconhecida pela sua velocidade, economia e confiança no setor das remessas de​​ dinheiro nos Estados Unidos. Construir uma marca implica anos de investimento e consolidação no mercado, pelo que o seu reconhecimento confere capacidade competitiva à IMXI.

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA

A receita é derivada principalmente de taxas de​​ transação pagas pelos clientes. Os custos com as receitas consistem principalmente em comissões pagas a agentes e taxas bancárias.​​ 

As receitas da IMXI​​ subiram em 2020. Os efeitos económicos da pandemia causaram um aumento da volatilidade cambial, especialmente na relação do dólar com o peso mexicano. Apesar disso, os resultados operacionais ajustados registaram um aumento de 51% face ao ano anterior.

Entre 2018 e 2020, a IMXI​​ aumentou a rede de agentes em aproximadamente 40% e o volume de transações de remessa em mais de 33%. Em 2020, processou aproximadamente 32 milhões de remessas, representando um crescimento de mais de 12% nas transações em comparação com 2019.

 

​​ 

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

 

OUTLOOK

A​​ IMXI​​ pretende expandir a participação de mercado nas regiões onde está​​ já atualmente bem estabelecida, por meio de uma estratégia de penetração regional direcionada. A empresa está também a apostar em mercados onde já está presente e as receitas têm pouca representação.

Para além disso, a​​ IMXI​​ ambiciona expandir os seus negócios para regiões pouco exploradas no corredor da ALC e não só, visando especificamente corredores dos Estados Unidos para outras regiões, incluindo o Caribe e outros continentes. Prova desta estratégia expansionista são os serviços de remessas dos Estados​​ Unidos para a África e também do Canadá para a América Latina e África, que a empresa iniciou em 2019.

A internet e os serviços móveis são canais em que a​​ IMXI​​ continuará a apostar, consciente de que as transações digitais se tornam cada vez mais relevantes para os consumidores.

 

KEY DRIVERS

O setor de remessas de dinheiro está correlacionado com as tendências de imigração, oportunidades económicas globais e níveis de emprego registados em certas indústrias, como a construção, manufatura, agricultura e certas indústrias de serviços. O setor das remessas apresenta alguma resiliência em períodos de instabilidade económica, dado que as remessas de dinheiro são essenciais para muitos destinatários. No entanto,​​ um aumento significativo do desemprego​​ ou, numa escala menor, uma valorização sustentada de longo prazo das moedas locais em detrimento do dólar,​​ pode impactar negativamente nos resultados da​​ IMXI.

O setor de remessas depende também do nível de regulamentação dos bancos e do grau de dificuldade associado ao​​ relacionamento com estas entidades.​​ 

Talvez uma das principais ameaças se prenda com o poder disruptivo das novas tecnologias, com destaque para a​​ blockchain. Embora a​​ blockchain​​ possa vir a ganhar relevo no setor das remessas, vemos ainda alguns obstáculos à afirmação desta tecnologia, tais como a elevada volatilidade associada às criptomoedas e a falta de suporte do setor bancário.

O maior agente respondeu por aproximadamente 18% do volume total de remessas da​​ IMXI​​ em 2020. A perda de um grande agente, para a concorrência por exemplo, pode causar um impacto considerável nas receitas.

 

MANAGEMENT

A​​ IMXI​​ revela um volume de​​ inside trading​​ considerável, com várias vendas registadas nos últimos meses​​ a preços superiores a USD$ 16/ação. O CEO e​​ chairman​​ da empresa –​​ Robert Lisy​​ – foi um dos executivos a vender ações neste período.

No livro​​ Investment Intelligence,​​ Nejat Seyhun​​ examinou a atividade de​​ insiders​​ entre 1975 e 1995, tendo concluído que as ações compradas, mas não vendidas por​​ insiders, superaram o​​ mercado em 7,5%, em média, durante os 12 meses que se seguiram às compras de insiders. Em contrapartida, as empresas com vendas internas tiveram desempenho inferior ao do mercado em 6,1%.

A compra ou venda de ações por esta via deve ser significativa em comparação com o valor líquido total do​​ insider, representando 15 por cento ou mais da respetiva carteira. Para percentagens inferiores a esta, as compras ou vendas podem ser apenas ruído e o investidor não deve tirar ilações da ocorrência.

Robert Lisy​​ alienou mais que 500 000 ações ao longo de 2021, o que corresponde a cerca de 25% do seu portefólio. Na realidade, a posição de​​ Robert Lisy​​ na empresa não sofrerá alterações significativas face ao final de 2020, dado que uma grande fatia do volume alienado (300 000 ações) corresponde a opções exercidas e vendidas em 2021. No entanto, revela um apetite de venda muito grande por parte do atual CEO e​​ Chairman​​ da empresa.​​ 

 

TESE DE INVESTIMENTO

A empresa espera atingir USD$ 455M em 2021. Os analistas estimam​​ receitas entre os USD$ 567M e os USD$ 612M para 2023. No nosso modelo financeiro, utilizámos esta base de partida e considerámos que as receitas decrescerão gradualmente depois de 2023, até estabilizarem num patamar de crescimento de 2% na maturidade.

Até​​ 2025 estimámos uma ligeira subida da margem operacional, a refletir a diminuição do volume depreciação dos ativos intangíveis. Essa redução deve-se à amortização acelerada que a IMXI preconiza para os ativos intangíveis relacionados com o nome comercial, tecnologia desenvolvida e relacionamento com agentes (Relatório&Contas 2020, pág.37).​​ 

O valor intrínseco obtido foi de USD$ 20.3/ação. À data desta avaliação, 19 de novembro de 2021, as ações da IMXI estavam a ser transacionadas por USD$ 15.28, conferindo​​ um desconto de 25%.​​ 

 

 ​​​​ 

 

 

As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;