Nekkar ASA (NKR)

  • MyStockIdeas
  • Outubro 14, 2021

 

 

Uma imagem com mesa

Descrição gerada automaticamente

Principais resultados da análise

 

A​​ Nekkar ASA​​ (NKR) é uma empresa​​ que oferece soluções tecnológicas e digitais destinadas às áreas dos estaleiros navais. A​​ Nekkar​​ combina a experiência de 50 anos da empresa​​ líder mundial de elevação de navios,​​ Syncrolift, com novos investimentos dedicados aos setores emergentes das centrais eólicas​​ offshore​​ e da Aquacultura.

A empresa está sediada em​​ Kristiansand, uma cidade situada próxima de abundantes reservas de petróleo​​ e gás, que tem sido uma importante fonte de riqueza para a Noruega. No entanto, o tecido industrial está cada vez mais focado na procura por negócios alternativos economicamente mais sustentáveis, à medida que as energias renováveis vão ganhando expressão.​​ O conhecimento acumulado pelas empresas do cluster petrolífero bem como o acesso ao oceano, dá à região a oportunidade​​ única​​ de desenvolver tecnologias associados às indústrias ligadas ao oceano, como o setor eólico​​ offshore​​ e a aquacultura.

A​​ Nekkar​​ registou um forte crescimento do volume de vendas e das margens de lucro operacionais em 2019 e 2020.​​ No início de 2021 a​​ Syncrolift​​ apresentava um volume sólido de​​ backlog​​ (volume de trabalho por realizar de contratos assinados). No entanto,​​ o volume de novos contratos desceu drasticamente em 2021, reduzindo as espectativa das receitas para os próximos anos.

O valor intrínseco obtido foi de NOK 6.2 por ação. À data desta avaliação, 14 de outubro de 2021, as ações da​​ Nekkar​​ estavam a ser transacionadas por NOK 9.6, pelo que consideramos que a empresa está sobrevalorizada.

Ver análise detalhada

 

A​​ Nekkar​​ existe apenas desde 2019.​​ Antes de 2019 a empresa operava com o nome​​ TTS Group ASA. Em 2018, o grupo​​ fechou um acordo de venda de ativos com a​​ Cargotec Oyj, através do qual uma parte muito significativa do negócio foi vendido. O grupo foi então renomeado para​​ Nekkar​​ ASA​​ e o seu principal negócio passou a ser o segmento​​ Syncrolift​​ (os dados financeiros de 2017 e 2018 apresentados nesta avaliação foram reajustados à nova estrutura).​​ Para se ter uma ideia da​​ dimensão desta transformação, a​​ TTS Group ASA​​ passou de 773 colaboradores em 2018, para apenas 54 colaboradores em 2020, sob o novo nome​​ Nekkar ASA.

As três áreas de negócio já mencionadas, elevação de navios (Syncrolift), energias renováveis e aquacultura, operam de forma relativamente independente uma das outras, juntando-se a estas uma quarta área de negócio - soluções digitais - que serve de suporte a todas as restantes.​​ 

 

A​​ Syncrolift​​ é a principal fonte de receita da​​ Nekkar​​ (ver imagem ao lado). A​​ empresa lidera o mercado da elevação de navios (shiplifts),​​ disponibilizando equipamentos​​ que​​ são utilizados para retirar os navios da água. A​​ Syncrolift​​ comercializa também equipamentos de transporte que garantem a movimentação dos navios ao longo​​ do estaleiro de uma forma rápida e segura. Trata-se de tecnologia de ponta, que é imprescindível à indústria de reparação e construção de navios. Mais do que palavras, o video localizado em www.youtube.com/watch?v=islutPJjW_Q demonstra toda a utilidade desta tecnologia.

A empresa​​ está​​ representada​​ em mercados importantes através de subsidiárias existentes nos EUA, em Singapura e no Dubai.

 

 

 

 

 

Na área de soluções digitais​​ a​​ Nekkar​​ desenvolve e comercializa soluções destinadas às​​ áreas de​​ negócio internas e a empresas externas, usufruindo da aquisição, em 2019, de 51% da​​ Intellilift, uma empresa que desenvolve plataformas de software para recolha, monitorização e controlo de dados.

Nas áreas de negócios da Aquacultura e das Energia Renováveis​​ a​​ Nekkar​​ está a desenvolver soluções tecnológicas que poderão vir a ter um grande impacto nos respetivos setores. Na Aquacultura, está a desenvolver uma solução automática de jaulas flutuantes, que poderá reduzir os custos operacionais da aquacultura de​​ forma dramática​​ enquanto promove o bem-estar dos peixes. Nas renováveis, a​​ Nekkar​​ está a desenvolver um sistema totalmente automático e de controlo-remoto, destinado a eólicas​​ onshore​​ ou​​ offshore.​​ 

A​​ Nekkar​​ investiu cerca de NOK 16M na área de R&D em 2020, dos quais NOK 9.5M estão relacionados com o segmento de Aquacultura e NOK 6.5M com o segmento de soluções digitais. Uma parte desta verba, NOK 5M, provieram​​ de garantias públicas disponibilizadas pelo governo norueguês.

 

VANTAGEM COMPETITIVA

A​​ Nekkar​​ beneficia do​​ know-how​​ de automação e digitalização existente na indústria petrolífera norueguesa​​ para criar diferentes soluções destinadas aos setores ligados ao oceano. A​​ empresa está a capitalizar este​​ know-how​​ para a criação de tecnologias disruptivas destinadas a indústrias com forte potencial de crescimento, como o setor das eólicas​​ offshore​​ e da aquacultura.

A região​​ de​​ Kristiansand​​ tem tecnologia, experiência e operações que são reconhecidas globalmente no setor do petróleo, em particular no setor da perfuração. A abundância de empresas e a base de pessoas experientes e talentosas são consideradas as principais vantagens para o setor. Há um amplo consenso de que pode haver grande transferência de valor para outros setores com a mesma complexidade, como a eólica​​ offshore, energia solar, energia das ondas, entre outras.

A​​ Nekkar​​ beneficia de um forte apoio estatal, nomeadamente do fundo para a inovação norueguês. Através deste fundo, o estado apoia a inovação em vários setores, entre eles o setor do mar. O serviço é destinado às empresas com ambições de desenvolvimento e crescimento e inclui não só o financiamento, como também assessoria individual sobre processos de inovação, oportunidades de negócios, esclarecimento de mercado e desenvolvimento sustentável. Os​​ subsídios​​ são destinados a​​ projetos onde o benefício socioeconómico​​ é considerável e o risco técnico é alto. Os esquemas de subsídios mais comuns estão ligados à tecnologia ambiental, inovação na colaboração e ao uso sustentável de recursos biológicos.​​ 

A​​ Nekkar​​ beneficia também de incentivos fiscais de R&D,​​ através do​​ programa​​ SkatteFUNN, criado pelo governo para estimular a pesquisa e o desenvolvimento na indústria. O incentivo consiste num​​ crédito tributário e vem na forma de uma possível dedução do imposto pago pelas empresas.

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA

A​​ Nekkar​​ registou um forte crescimento do volume de vendas e das margens de lucro operacionais em 2019 e 2020. As receitas de 2020 aumentaram 35%​​ face a 2019. O Resultado Operacional subiu mais de 100% no mesmo período. Este crescimento foi resultado de um forte desempenho financeiro e operacional da área da​​ Shipyard. As receitas mantiveram-se robustas na primeira metade de 2021.​​ 

No início de 2021 a​​ Syncrolift​​ apresentava um volume sólido de​​ backlog​​ (valor do​​ trabalho por realizar de contratos assinados). No entanto, o volume de novos contratos desceu drasticamente em 2021, reduzindo as espectativa das receitas para os próximos anos​​ (passou de NOK 437M no primeiro semestre de 2020 para apenas NOK 16M no primeiro semestre de 2021). ​​ 

A redução de novos contratos​​ é justificado pela inconstância do mercado dos estaleiros navais.​​ Este mercado está dependente da construção e otimização das bases e estaleiros navais, uma atividade​​ volátil​​ por natureza. A​​ Nekkar​​ está a tentar combater esta volatilidade promovendo um aumento do volume de serviços prestados. No entanto, o impacto dos serviços é ainda muito residual na receita total.

A empresa apresenta uma situação financeira sólida (ausência de dívida por exemplo) que lhe permitirá superar os altos e baixos do mercado.