BorgWarner Inc (BWA)
Principais resultados da análise
A BorgWarner (BWA) cria e fornece soluções que visam tornar a mobilidade mais limpa e eficiente. As suas soluções são destinadas aos veículos com motor de combustão, híbridos e elétricos.
A BWA fornece equipamento original para quase todas as grandes marcas de automóveis no mundo, sendo os fabricantes de carros ligeiros o seu principal cliente.
A empresa tem vindo a reposicionar-se de forma a responder à nova tendência da eletrificação da indústria automóvel. A compra da Delphi Technologies em 2020, a maior aquisição da sua história, veio reforçar essa estratégia.
A BWA é atualmente um dos fornecedores mais lucrativos da indústria automóvel. A combinação da BWA com a Delphi deverá fortalecer a área eletrónica da empresa, tornando-a num dos maiores fornecedores globais de sistemas propulsores elétricos.
O valor intrínseco obtido foi de $ 61.5 por ação. À data desta avaliação, as ações da BWA estavam cotadas ao preço de $45 por ação, conferindo um desconto de 27%.
Ver análise detalhada
Após a aquisição da Delphi o negócio passou a ser segmentado em quatro áreas distintas.
A área Air Management desenvolve produtos destinados à otimização do uso de combustível, à redução das emissões e à melhoria da performance do motor. Turbocompressores e boosters eletrónicos são dois dos produtos produzidos nesta área de negócios.
A área e-Propulsion&Drivetrain desenvolve soluções eletrónicas destinadas a melhorar a eficiência e a reduzir o custo dos veículos elétricos.
A área Fuel Injection desenvolve e fabrica componentes de injeção de gasolina e diesel como bombas, injetores ou sistemas completos que conferem maior eficiência aos veículos a combustão ou híbridos.
A área Aftermarket fornece produtos e serviços para o mercado secundário da indústria automóvel, ie, o mercado relacionado com a reparação e substituição de peças e acessórios associados ao serviço pós-venda. Este segmento é menos sensível aos ciclos económicos, mas apenas representa 2% do total de receitas da BWA.
A BWA está diversificada geograficamente. Durante o ano de 2020, apenas 20% das vendas líquidas da empresa foram geradas nos Estados Unidos. As maiores receitas provieram da China e dos Estados Unidos (ver imagem abaixo).
A Ford e a Volkswagen foram as marcas que mais contribuíram para as receitas, com 13% e 11% do total respetivamente.
As vendas de turbocompressores representaram aproximadamente 24% das receitas de 2020. Nenhuma outra linha de produto foi responsável por mais de 10% das vendas líquidas de 2020.
VANTAGEM COMPETITIVA
A capacidade de inovar é um dos pontos fortes da empresa. A BWA investe uma quantia significativa dos seus lucros em investigação e desenvolvimento (4.7 % das vendas líquidas em 2020). Cada um dos negócios da empresa, Air Management, e-Propulsion & Drivetrain e Fuel Injection, tem sua própria organização de R&D, incluindo engenheiros e técnicos, envolvidos em atividades de R&D distribuídas um pouco por todo o mundo.
A BWA tem um grande número de colaboradores qualificados. A empresa tinha cerca de 50 000 colaboradores no final de 2020, dos quais 32% eram assalariados e os restantes 68% eram remunerados à hora. Este tipo de regime misto permite à empresa adaptar-se aos ciclos da indústria automóvel enquanto mantém o seu núcleo duro nos quadros.
Ambos os fatores têm contribuído para que a BWA mantenha relações de longo prazo com os seus clientes.
KEY DRIVERS
Existem um conjunto de fatores externos que poderão ter uma grande influência nos resultados da BWA.
Apesar de utilizar algumas técnicas que visam limitar o impacto das pressões inflacionárias, a BWA continua exposta à variação dos preços das matérias-primas, o que pode ser especialmente preocupante nos tempos que correm. A BWA utiliza uma variedade de matérias-primas na produção dos seus produtos, incluindo alumínio, cobre, níquel, resinas plásticas, aço e certas ligas. As linhas de produção dos diferentes segmentos operacionais dependem também do gás natural, óleo combustível e da eletricidade. A BWA assume no seu Relatório&Contas que a capacidade de repassar o aumento dos custos das matérias-primas aos seus clientes é limitada, conseguindo apenas uma recuperação parcial dos custos e frequentemente com atraso.
O desempenho financeiro da BWA depende das condições da indústria automóvel global. O setor automóvel é cíclico e sensível às condições económicas globais e a outros fatores, incluindo taxas de juros, facilidade de crédito ao consumidor e preferências dos clientes.
Mudanças significativas nas taxas de câmbio, particularmente do Euro, do Won Coreano e do Renminbi Chinês, podem causar flutuações nos resultados. Como vimos, 80% das vendas líquidas são geradas fora dos Estados Unidos. Uma valorização do dólar face a estas moedas será prejudicial para a BWA, enquanto uma desvalorização será benéfica.
A Empresa oferece benefícios de pós-reforma para vários dos seus atuais e ex-funcionários. Os custos associados aos benefícios incluem pensões e despesas com assistência médicas pós-reforma. O valor dos ativos que suportam estes benefícios dependem das premissas usadas no cálculo de tais valores. Essas premissas incluem taxas de desconto, retornos esperados sobre os ativos do plano, custos de saúde, remuneração e outros fatores. Alterações num destes fatores pode ter impacto nas contas da empresa. Em 2020, o total de despesas associado aos planos foi de $ 37M.
SITUAÇÃO FINANCEIRA
Durante a pandemia, os grandes fabricantes de automóveis suspenderam temporariamente a produção, principalmente na América do Norte e na Europa. À semelhança de toda a indústria automóvel, a BWA foi também afetada pela pandemia, apresentando uma diminuição nos lucros em 2020.
Apesar disso, as vendas de 2020 foram aproximadamente iguais às registadas no ano de 2019. Mas excluindo o efeito da aquisição da Delphi (impacto dos últimos 3 meses nas contas consolidadas), as vendas teriam decrescido 11%.
A empresa apresentou um valor histórico de free cash flow em 2020. A BWA espera registar um novo recorde do free cash flow em 2021.
As tendências de longo prazo deverão ser favoráveis à empresa. O aumento da procura de produtos destinados aos veículos elétricos e as regras cada vez mais apertadas relativamente às emissões globais deverão criar um ambiente favorável à BWA.
Nos gráficos seguintes podemos observar a boa situação financeira da BWA.
TESE DE INVESTIMENTO
Acreditamos que a BWA poderá alcançar um crescimento composto de 8% nos próximos 5 anos - cerca do dobro do crescimento verificado entre 2011 e 2020 - beneficiando da aquisição da Delphi. Para a margem operacional consideramos o valor médio verificado entre 2011 e 2020, 11.8%, de forma a incorporar o efeito cíclico do setor automóvel.
O valor intrínseco obtido foi de $ 61.5 por ação (ver imagem abaixo). À data desta avaliação, as ações da BWA estavam cotadas ao preço de $45 por ação, conferindo um desconto de 27%.
Acreditamos que este desconto face ao valor intrínseco seja uma situação provisória e esteja relacionado com vários fatores, como os custos de estruturação que a aquisição da Delphi implicou, o fraco desempenho da indústria automóvel no ano de 2020 e com a subida dos preços das commodities.
Abaixo anexa-se um indicador que pretende relacionar o sentimento de compra dos investidores com o valor da empresa. Esta análise recomenda a aquisição das ações da BWA até um preço limite de $ 45.61 por ação, com um risco de subida/descida de 2 para 1.
As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;
