Calibre Mining Corp (CXB)
Principais resultados da análise
A Calibre (CBX) é uma empresa canadiana que se dedica ao negócio da exploração do ouro na Nicarágua. A empresa começou a gerar receitas apenas em outubro de 2019, quando adquiriu duas minas de ouro, Limon e Libertad, à empresa B2Gold (a B2Gold passou a deter 33% da Calibre) e implementou uma estratégia do tipo hub-and-spoke i que permitiu rentabilizar os novos ativos. Antes dessa data, as operações da Calibre limitavam-se à prospeção de minério, não tendo qualquer produção em curso.
As estimativas sobre o preço do ouro ou sobre a quantidade futura das reservas apresentam um grau de incerteza muito alto. Por isso, no modelo de avaliação da Calibre optamos por fazer o exercício inverso, estimando o preço do ouro e as quantidades de reserva que estão implícitas no preço atual da cotada.
E os resultados refletem, na nossa opinião, uma visão conservadora do futuro da empresa. O mesmo será dizer que a empresa está subavaliada.
Ver análise detalhada
A base de ativos da Calibre inclui várias fontes de minério (figura ao lado, retirada do website da Calibre) e 2,7 milhões de toneladas por ano de capacidade instalada em dois locais de processamento, Limon e Libertad.
A Mina de Limon cobre uma área de 12.000 ha e foi responsável por $115M das receitas geradas em 2020, ie, cerca de 42% do total de receitas. Várias toneladas de minério de Limon são enviadas e processadas em Libertad, ao abrigo da estratégia operacional hub-and-spoke.
A Mina de Libertad cobre uma área de 11.000 ha, tendo sido responsável pelos restantes 58% das receitas. Libertad tem capacidade excedente e, por isso, assume o papel de hub na estratégia hub-and-spoke da Calibre, recebendo depósitos das minas-satélite.
A Calibre detém ainda o Eastern Borosi Project (EBP), um projeto que inclui a prospeção e exploração de minas localizadas no nordeste da Nicarágua, numa zona rica em ouro e prata. A capacidade livre da Libertad deverá conseguir absorver a quantidade produzida em Borosi no futuro, integrando a região na estratégia de hurb-and-spoke da Calibre. O projeto está ainda em fase de prospeção.
Durante o ano 2020, a Calibre entrou num acordo com a Rio Tinto, no qual a Rio Tinto pode ganhar uma participação inicial de 55% (e potencialmente até 75% de participação) no Projeto Borosi. A Calibre e a Rio Tinto formaram também uma aliança para concorrer a várias concessões de exploração na Nicarágua.
SITUAÇÃO FINANCEIRA
A Calibre tem um histórico de informação financeira muito curto. As receitas tiveram início em outubro de 2019 concretamente (data de aquisição das minas de Limon e Libertad), um pouco antes do aparecimento do Covid-19. A pandemia afetou grande parte das produções mineiras a nível global e na Nicarágua não houve exceções - a Calibre suspendeu as operações em 25 de março de 2020, vindo a retomá-las apenas em 10 de junho de 2020. A fase de arranque foi gradual, tendo alcançado a produção plena apenas um mês após o seu reinício.
O Gross Profit registado em 2020 foi de $109.6M, dos quais $48.7M foram gerados em Limon e $61M em Libertad. A margem bruta foi de 45% e o indicador EBIT/Sales registou 36.4% (imagem abaixo).
A empresa praticamente não tem dívida no seu balanço e apresenta bons rácios de liquidez e solvabilidade.
OUTLOOK
Em 2021, as receitas da Calibre deverão subir cerca de 30% face a 2020, refletindo a introdução de novas fontes de minério, como Pavon Norte, que começou a produzir ouro em janeiro de 2021, e Panteon que deverá contribuir com alguma produção no final de 2021.
O início da exploração de Pavon Norte representou um marco para a empresa, no sentido em que veio fortalecer a estratégia de hurb-and-spoke delineada pela administração, aumentando a rentabilidade do complexo de Libertad através do processamento de ouro proveniente de minas satélite.
KEY DRIVERS
Quantidade de reservas
As reservas já identificadas pela Calibre dão boas perspetivas para o futuro. A empresa tem 1.532 koz identificados e 1.314 koz inferidos i, totalizando 2.846 koz de recursos. Merece ser referido que existem inúmeras incertezas inerentes à estimativa de reservas minerais e recursos minerais. A estimativa é um processo subjetivo e a precisão de qualquer reserva mineral ou estimativa de recurso mineral, é função da quantidade e qualidade dos dados disponíveis e dos julgamentos utilizados na engenharia e interpretação geológica.
Instabilidade política na Nicarágua
As operações, atividades de exploração, desenvolvimento e produção da Calibre são conduzidas na Nicarágua e, como tal, estão expostas aos riscos e incertezas políticas e económicas deste país. É sabido que a Nicarágua apresenta instabilidade política e social. Em 2018, a Nicarágua passou por uma agitação social significativa, na qual registaram-se bloqueios de estradas perto de La Libertad. Na sequência desses conflitos sociais, o desenvolvimento do projeto subterrâneo de Jabali, um satélite de Libertad, foi temporariamente suspenso pela B2Gold (operadora da mina na época).
Daniel Ortega foi reeleito presidente da Nicarágua em novembro de 2021, num ato eleitoral desacreditado pela comunidade internacional. Ortega, que dirige o país desde 2007 – antes já tinha dirigido o país entre 1979 e 1990 – é responsável pela perseguição de jornalistas e pela existência de cerca de 160 presos políticos, incluindo sete pré-candidatos da oposição, a quem afastou da corrida quando as sondagens indicavam que qualquer um deles iria derrotá-lo. As políticas de Ortega foram o principal fator de agitação social de 2018, pelo que o foco da instabilidade continua presente aos dias de hoje.
O preço do ouro
Apesar dos riscos políticos existentes na Nicarágua, consideramos que o principal fator-chave associado ao lucro da Calibre é o preço do ouro. Atualmente, o preço do ouro está próximo do seu máximo histórico e apresenta bastante volatilidade. Mas as projeções para o preço do ouro continuam a ser favoráveis para 2021.
Os metais preciosos são diferentes de qualquer outra classe de ativos. Em vez de definir o seu próprio mercado com base nos lucros e no desempenho (como uma ação de uma empresa), o ouro reage exclusivamente a fatores externos na economia.
Os preços dos minerais flutuam amplamente e são afetados por vários fatores, incluindo taxas de juros, a taxa de inflação, a oferta mundial de ouro, padrões de consumo, compra e venda de ouro pelos bancos centrais, custos de produção, estabilidade das taxas de câmbio e eventos políticos e económicos. Quedas de preços do ouro podem fazer com que a produção comercial ou o desenvolvimento de novas minas seja impraticável ou imprevisível.
O ouro não paga dividendos ou taxas de juros. Por isso, quanto as taxas de juros sobem, o custo de oportunidade do ouro aumenta, levando geralmente a uma desvalorização do preço do metal. Por outro lado, o preço do ouro sobe quando há aumento da quantidade de dinheiro disponível. Assim se entende a variação que o preço do ouro ostenta ao longo do tempo, reagindo negativamente a taxas de juros reais mais altas e perspetivas económicas favoráveis, ou aumentando perante o aumento da inflação, dados económicos desencorajadores e agitação geopolítica.
Existe uma tendência a ter em conta, quanto se pretende avaliar o valor de mercado deste metal: o preço do ouro acompanhou a expansão da oferta de dinheiro ao longo da história, tanto nos Estados Unidos como globalmente.
Os bancos centrais aumentam a oferta de moeda para estimular o crescimento económico. A oferta monetária é medida pelo indicador M2, que inclui dinheiro, depósitos à ordem, contas do mercado monetário, depósitos de poupança e fundos mútuos, ou seja, todos os elementos que podem ser rapidamente convertidos em dinheiro ou depósitos à vista.
A evolução histórica do indicador M2 e do preço do ouro demonstra que existe uma correlação entre ambos. A tendência do ouro dos últimos anos é o exemplo perfeito. Desde 2016, a oferta monetária M2 cresceu 64%. Nesse período, o ouro registou um aumento de 66% (figura seguinte).
Felizmente para os investidores em ouro, a oferta do dinheiro deverá continuar a aumentar. Por outro lado, a inflação está nos níveis mais altos dos últimos anos. Isso será contrabalançado, provavelmente, por uma subida das taxas de juros. Ainda que os efeitos da inflação e das taxas de juro se anulem, a tendência de aumento do dinheiro disponível prevalecerá a médio prazo, levando a um amento do preço médio do ouro. Assim, será espectável que o preço médio do ouro aumente ao longo dos próximos anos, embora com altos e baixos pelo caminho.
TESE DE INVESTIMENTO
Os dois fatores que mais influenciam a avaliação da Calibre são o preço do ouro e a quantidade das suas reservas.
As estimativas sobre o preço do ouro ou sobre a quantidade futura das reservas apresentam um grau de incerteza muito alto. Por isso, no modelo de avaliação da Calibre optamos por fazer o exercício inverso, estimando o preço do ouro e as quantidades de reserva que estão implícitas no preço atual da cotada. Utilizando o preço atual do ouro ($1800/oz) e considerando apenas os recursos totais contabilizados à data (reservas mais recursos indicados mais inferidos = 2.846 koz) e dividindo a sua extração de forma equitativa ao longo de 15 anos (receitas nulas a partir do ano 16), obtém-se o valor intrínseco de $1.10, um valor muito próximo do preço atual das ações ($1.02 em 03/12/2021).
Relativamente ao preço do ouro, pensamos que o preço médio dos próximos anos será superior ao preço atual, como já referido, pelo que consideramos $1800/oz um valor conservador. Relativamente às reservas, sabe-se que a Calibre continua a fazer prospeções em zonas de elevado potencial, nomeadamente no âmbito do projeto EBP, pelo que será espectável que estas aumentem ao longo do tempo. No conjunto, consideramos que o preço atual da Calibre reflete uma visão conservadora do futuro da empresa. O mesmo será dizer que a empresa está subavaliada.
Segunda simulação, considerando um aumento anual do preço médio do ouro de 1% e uma margem operacional constante
As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;