Alpha & Omega Semiconductor Ltd (AOLS)

  • MyStockIdeas
  • Novembro 27, 2021

 

 

Principais resultados da análise

 

A​​ Alpha & Omega Semiconductor Limited​​ (AOSL) é uma empresa que​​ se dedica ao​​ fabrico​​ e​​ venda de​​ um amplo portfólio de semicondutores de potência. O portfólio inclui aproximadamente 2400 produtos e cresceu significativamente com a introdução de mais de 160 novos produtos no último ano fiscal, terminado em 30 de junho de 2021.

O portfólio de produtos da AOSL​​ é utilizado​​ numa vasta gama de equipamentos, tais como computadores portáteis, placas gráficas, televisões, eletrodomésticos, smartphones, baterias, equipamentos de telecomunicações, entre outros. A AOSL intervém nas várias fases do processo de conceção dos semicondutores, nomeadamente​​ na fase de investigação, de desenvolvimento e de fabrico, em instalações existentes nos Estados Unidos e na Ásia.

A AOSL registou um crescimento espetacular no último ano fiscal (terminado em junho de 2021). Considerando o bom momento que a indústria dos semicondutores está a passar, será provável que a AOSL continue a melhorar os seus rácios financeiros nos próximos anos.

O valor intrínseco obtido foi de USD $ 44.61, um valor praticamente idêntico ao preço atual das ações (USD $ 43.12, a 26/11/2021).

 

Ver análise detalhada

 

A empresa tem uma instalação de fabrico de​​ wafersi​​ localizada em Oregon e instalações internas para montagem e teste dos produtos, localizadas na China, onde transformam os​​ wafers​​ em circuitos integrados.​​ 

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

As instalações​​ existentes na China foram criadas no âmbito de uma​​ joint venture​​ (JV Company) celebrada em 2016, com dois fundos de investimento chineses. Em 30 de junho de 2021, a AOSL possuía 51% da participação da​​ JV Company.​​ 

O maior volume de receitas provém do mercado dos computadores pessoais, muito embora a empresa continue a expandir para outros mercados, como o das comunicações, fornecimento de energia e indústrias.

 

INDÚSTRIA

A indústria de semicondutores divide-se em dois setores: o setor analógico e o setor​​ digital. Os semicondutores analógicos processam luz, som, movimento, ondas de rádio e tensões elétricas. Os semicondutores digitais processam sinais binários representados por uma sequência de “uns” e “zeros”.

A indústria de semicondutores analógicos é diferente da indústria de semicondutores digitais. Os semicondutores analógicos tendem a ter um ciclo de vida de produto mais longo e a necessitar de mão-de-obra especializada, nomeadamente de engenheiros responsáveis pela modelação do comportamento dos semicondutores. Os semicondutores de potência, que a AOSL fabrica, são um subconjunto do setor de semicondutores analógicos.​​ 

As funcionalidades e o desempenho dos semicondutores têm vindo a aumentar ao longo do tempo. A proliferação de computadores e equipamentos eletrónicos de consumo, como​​ notebooks,​​ tablets,​​ smartphones, entre outros, exigiram um incremento da eficiência energética, nomeadamente no que concerne ao desempenho das baterias e contribuíram para um aumento substancial da procura por este tipo​​ de dispositivos.

Atualmente, o mundo está a passar por uma escassez de componentes que afeta toda a indústria ligada à manufatura de produtos eletrónicos. No caso específico dos semicondutores, a escassez deve-se à paragem e arranque súbito de algumas indústrias, como a indústria automóvel, e ao aumento da procura de dispositivos eletrónicos estimulado pela pandemia - o confinamento fez com que as pessoas necessitassem de adquirir produtos eletrónicos para comunicar com o mundo exterior a partir das suas casas. A situação foi ainda agravada por um conjunto de catástrofes naturais que afetaram a rede de fornecimento, como um tremor de terra no Japão, um nevão no Texas e o bloqueio no canal de Suez por um porta-contentores. Em conjunto, criaram uma tempestade​​ perfeita, que arrastou as empresas para a situação de escassez atual.

A escassez e aumento dos preços das matérias-primas vai continuar a ser um problema para muitas empresas. No entanto, tenderá a normalizar à medida que as empresas aumentarem a sua capacidade de produção e a procura estabilizar.

 

VANTAGEM COMPETITIVA

A AOSL alia a capacidade de​​ Researh & Development​​ (30% das receitas em 2021) ao fabrico próprio de​​ wafers e​​ a tecnologia proprietária, para produzir o seu produto final. As​​ tecnologias de semicondutores de potência tendem a ser mais exclusivas e menos padronizadas que os semicondutores digitais, pelo que o investimento em R&D e a capacidade de fabrico próprio conferem competitividade às empresas.

A AOSL tem escritórios colocados em locais estratégicos próximos dos seus potenciais clientes, como​​ Taipei,​​ Hong Kong, Tóquio,​​ Sunnyvale​​ na Califórnia, entre outros, criando uma relação de proximidade com estes.

A construção de uma fábrica de semicondutores pode levar até cinco anos a​​ concretizar-se. É um setor com grandes barreiras de entrada e tempos de retorno muito longos.​​ 

Como fator negativo, aponta-se o facto da AOSL enfrentar uma concorrência de peso, competindo com empresas como a​​ Infineon,​​ STMicroelectronics,​​ Toshiba, entre outros.

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA

Como se pode observar na figura seguinte, as receitas e o resultado operacional registaram uma subida vertiginosa ao longo de 2021 (entre julho de 2020 e junho de 2021). Este crescimento foi sustentado por um aumento do volume de vendas e por um aumento de 14,5% no preço médio dos produtos. A AOSL registou também um aumento na receita dos serviços de​​ packaging​​ e teste, devido a um aumento da procura.

Quando comparada com as empresas concorrentes, esta subida continua a ser digna​​ de registo, superando o desempenho médio da indústria (comparar com​​ figura​​ a direita,​​ correspondente à​​ STMicroelectronics). Tendo em conta o carácter cíclico da indústria dos semicondutores, será pouco espectável que a AOSL, ou as suas concorrentes, mantenham este ritmo de crescimento em 2022.​​ 

Uma imagem com mapa

Descrição gerada automaticamente

 

O Balanço da AOSL é robusto, apresentando um risco reduzido de dívida (debt-to-equity​​ de 0.4) e uma relação dos ativos face aos passivos saudável. Apesar da indústria dos semicondutores ser considerada​​ capital intensive,​​ a AOSL regista um histórico de investimentos de capital controlado, mesmo estando a apostar na​​ sua própria​​ expansão (ver imagens seguintes).

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

 

Embora a​​ JV Company​​ esteja consolidada nos relatórios financeiros da AOSL, a subsidiária opera como uma entidade legal independente e separada. Isto significa que os ativos e passivos da​​ JV Company​​ são geridos de forma separada dos ativos e passivos de AOSL. Por exemplo, a​​ JV​​ Company​​ contrai dívidas por meio de contratos próprios de financiamento, não sendo fornecida qualquer garantia para a dívida por parte da AOSL.

 

OUTLOOK

A AOSL iniciou, recentemente, um plano para aumentar a capacidade de fabrico em​​ Oregon, investindo em novos equipamentos e expandindo as instalações da fábrica. Este investimento deverá ter um impacto positivo no desenvolvimento futuro de novos produtos e receitas.

No último ano fiscal, a AOSL deu também importantes passos na direção da conclusão das instalações de fabrico e início de produção na​​ JV Company. A longo prazo, a subsidiária deverá contribuir para a redução do custo de fabrico dos produtos e acelerar o desenvolvimento de novos produtos, assim como facilitar a angariação de novos clientes na China.

 

KEY DRIVERS

Nos próximos parágrafos apresentamos alguns fatores externos que poderão ter uma grande influência no futuro da empresa.

A AOSL está registada nas Bermudas, um paraíso fiscal que lhe permite usufruir de impostos reduzidos (6.5% em 2021). Muitas empresas multinacionais recorrem a este artifício para aliviarem o peso dos impostos. Ainda recentemente se soube que a Microsoft registou, numa​​ subsidiária irlandesa, um lucro de USD $ 315 Bn em 2020, sobre o qual pagou 0% de IRC, uma vez que essa empresa é integralmente detida por uma sociedade nas Bermudas, onde não é cobrado IRC.​​ É este tipo de estruturas que os líderes governamentais querem combater com o novo imposto mínimo global, sendo espectável que a situação atual seja alterada ao longo dos próximos anos.

A AOSL tem instalações de R&D e escritórios de vendas localizados em​​ Taiwan, para além de instalações de fabrico localizadas nos EUA e China. Desentendimentos entre os Estados Unidos e a China, em relação a Taiwan ou a questões comerciais, podem ter um efeito adverso relevante nos negócios da AOSL. Entre várias consequências​​ possíveis, destacam-se a dificuldade acrescida na coordenação das operações entre os Estados Unidos e a China, a redução na procura dos produtos por clientes dos Estados Unidos ou da China e a redução do retorno por via do aumento dos custos de transação​​ entre estes países.

Face à crise dos chips que se vive atualmente, muitas empresas do setor têm anunciado planos de expansão. Embora exista uma grande pressão do lado da procura, que poderá intensificar com a massificação da​​ Internet of Things​​ (IOT) e pela​​ eletrificação dos veículos, pensamos que os preços dos semicondutores irão baixar ao longo de 2022, por três motivos. Primeiro, porque todas as grandes empresas têm planos de expansão em curso, que irão aumentar substancialmente a oferta - a União Europeia, por exemplo, anunciou recentemente a ambição de produzir 20% dos semicondutores avançados existentes no mundo. Em segundo lugar, a escassez atual apareceu num contexto muito especial, que não tenderá a repetir-se. Por último,​​ a história tem demonstrado​​ que momentos como o que se vive atualmente são de curta duração nas indústrias cíclicas​​ - ainda que a construção de uma fábrica de semicondutores possa demorar até 5 anos-​​ e tendem a ser contrabalançados por períodos menos bons.​​ 

 

TESE DE​​ INVESTIMENTO

A AOSL registou um crescimento espetacular no último ano fiscal (terminado em junho de 2021). Adicionando as espectativas otimistas que existem acerca da indústria dos semicondutores, será provável que a AOSL continue a melhorar os seus rácios​​ financeiros nos próximos anos.

Como tal, no nosso modelo financeiro considerámos que a margem operacional tenderá para a média da indústria ao longo dos próximos anos. Considerámos também que a taxa de impostos aumentará gradualmente ao longo dos próximos​​ 5 anos, até alcançar o imposto mínimo de 15%. Para os gastos de capital, estimámos uma redução ao longo do tempo, até alcançar a maturidade.

Tratando-se de uma indústria cíclica, este é o cenário mais otimista que pode ser traçado.​​ O valor intrínseco obtido foi de USD $ 44.61, um valor praticamente idêntico ao preço atual das ações, USD $ 43.12.

 

 

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

 

As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As​​ opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou​​ corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;