Betsson – atualização
Atualização da avaliação da Betsson
Na avaliação da Betsson (BETS) efetuada em maio de 2021, referimos que a empresa teve uma taxa efetiva de impostos de apenas 7% em 2020, um valor semelhante ao que foi pago em anos anteriores (ver imagem seguinte). Uma eventual subida de impostos terá duas grandes consequências para a BETS: a primeira será a diminuição do cash-flow gerado; a segunda será o registo de imparidades, à qual a Betsson está particularmente exposta (rever avaliação de maio).
A reduzida taxa de impostos está relacionada com o facto de as operações estarem sediadas em Malta, onde a empresa paga apenas 5% de taxa efetiva (ver atualização de junho de 2021). Mas esta vantagem poderá ter os dias contados, com a implementação do imposto mínimo global.
Imposto mínimo global
O acordo histórico para avançar com a criação de uma taxa mínima de imposto sobre as multinacionais tinha sido aceite por 136 países no início de outubro de 2021, incluindo Malta. No total, este países representam mais de 90% do PIB global. Dos 140 países que fazem parte da OCDE, apenas quatro não aderiram ao acordo: Quénia, Nigéria, Paquistão e Sri Lanka.
Depois deste acordo, os países entrarão numa fase de ajustes e negociações, que deverá durar no máximo até 2023, a meta definida para a implementação do imposto. Mas, de acordo com alguns especialistas, colocar um programa deste tipo em prática pode levar vários anos. Por isso, a meta de 2023 pode ser demasiado ambiciosa.
O imposto está sustentado em dois pilares. O primeiro pilar pretende garantir uma distribuição mais justa dos lucros e direitos tributários entre os países no que diz respeito às maiores empresas multinacionais (EMN). Consiste basicamente em realocar parte dos impostos cobrados às EMN para os mercados onde estas empresas têm atividades comerciais e obtêm lucros, independentemente de terem uma presença física nesses locais.
O segundo pilar procura reduzir a competição fiscal entre países, por meio da introdução de um imposto mínimo global de 15%. Esta regra aplica-se a empresas com receitas superiores a 750 milhões de euros.
Esta será também uma forma que os governos encontraram para aumentar as receitas fiscais e combater os défices substanciais que foram criados em tempos de pandemia.
Impacto para Malta
Malta tem um imposto de 35%. No entanto, associado a esta taxa existe um sistema de reembolso de impostos, que reduz a taxa efetiva para apenas 5%. Este esquema engenhoso foi desenvolvido por membros das quatro grandes auditoras na década de 1990, para permitir que a região atraísse um fluxo constante de receitas fiscais corporativas.
Este regime fiscal excecional tem provocado algumas discussões no seio da União Europeia, ao ponto de Norbert Walter-Borjans, um político alemão com vasto currículo na área das finanças, ter descrito Malta como o "Panamá da Europa".
Com o novo imposto, Malta irá inevitavelmente perder uma parte importante das suas receitas fiscais.
Impacto para a Betsson
A nova taxa mínima de IRC deverá ser aplicada apenas às empresas com receita acima dos 750 milhões de euros. Segundo as nossas estimativas (refletidas na avaliação de maio de 2021), a Betsson deverá atingir esse patamar já em 2023 (ver imagem seguinte), pelo que será uma das empresas afetadas pelo novo imposto mínimo global.
Tal como referido no primeiro parágrafo deste texto, o aumento de impostos terá um enorme impacto nos resultados da Betsson. Por um lado, uma parte do cash-flow gerado será consumido pela sobretaxa de impostos. Por outro lado, a empresa terá que reconhecer imparidades, o que afundará o resultado líquido do ano em que estas forem reconhecidas (provavelmente em 2021).
Não é, por isso, de espantar que o preço das ações da BETS tenha descido significativamente desde finais de setembro (36% desde o seu máximo). O impacto também se fez sentir noutras empresas com modelos de negócio semelhantes, como a Kindred por exemplo (descida de 30% desde o seu máximo; ver gráfico seguinte).
A hipóteses de venda da Betsson também foi colocada pela MyStockIdeas. No entanto, apesar de todos os riscos existentes, acreditamos que a empresa está subvalorizada ao preço atual: atualizando a taxa de impostos no modelo financeiro da avaliação de maio de 2021, obtém-se um valor intrínseco de SEK 86.6 (ver imagem abaixo), o que confere um desconto de 35% face ao preço atual das ações (SEK 56.0 em 15/10/2021).
O preço das ações da Betsson pode descer ainda mais, quando os investidores menos informados ficarem a conhecer os impactos das imparidades. Se isso acontecer, poderá criar uma boa oportunidade de compra aos investidores.
As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;