Portefólio – 12.09.2021
ULTIMOS ACONTECIMENTOS
As últimas semanas ficaram marcadas pela retirada dos EUA do Afeganistão. Esse acontecimento não provocou praticamente nenhum impacto nas bolsas mundiais, muito menos nos EUA, onde as principais preocupações parecem estar direcionadas para uma eventual subida das taxas de juro e para a subida dos impostos corporativos.
A subida das taxas de juro irá depender dos valores da inflação e do ritmo de recuperação da economia. Algumas commodoties, como o petróleo por exemplo, já estabilizaram os seus preços, o que pode ser sinal de que a subida da inflação não está para durar. Os dados mais recentes nos EUA mostram ainda uma certa estagnação na criação do emprego e uma diminuição do consumo. Não obstante, muitos analistas preveem que o processo de subida dos juros terá início ainda este ano.
A subida dos impostos corporativos foi uma das bandeiras da campanha do atual presidente dos EUA, Joe Biden. Os impostos às empresas poderão passar de 21% para 28%. A subida, disse, terá como alvo as grandes empresas que pagam pouco ou nada em impostos. Biden prometeu também elevar os impostos a quem aufira mais de $ 400K dólares por ano, tentando, com esta medida, reverter a tendência de crescimento das fortunas dos bilionários norte-americanos que perdura desde 1970.
Enquanto estas ou outras ameaças aos lucros das empresas não se materializarem, a bolsa dos EUA vai batendo novos recordes, levando o resto do globo a reboque.
PORTEFÓLIO
Nas últimas semanas o portefólio da MyStockIdeas sofreu uma forte valorização, impulsionada sobretudo pelas ações da CLIQ e pelas ações da VISIATIV.
No total, a MyStockIdeas apresenta um ganho de 76.5% desde a data de início do portefólio (31/12/2019) e de 26.5% desde o início de 2021, mostrando um desempenho bem superior ao do índice global SP&1200 (34.8% desde 31/12/2019), com apenas 57% do dinheiro investido atualmente.
Numa situação normal, teríamos pelo menos 70% da carteira investida. Continuamos a assumir uma posição defensiva devido ao elevado volume de incertezas que existem atualmente. Estas incertezas estão relacionadas, sobretudo, com a evolução da pandemia, com a paragem gradual dos estímulos financeiros e com os sinais de sobrevalorização do mercado.
O quadro seguinte apresenta a situação do portefólio da MyStockIdeas a 10 de setembro de 2021:
A figura seguinte apresenta a taxa de desconto estimada para cada uma das posições (diferença do valor atual face ao valor intrínseco) assim como os stopLoss definidos atualmente (alteração do valor do stoploss da Splunk para USD140).
Os portfólios da MyStockIdeas são constituídos por carteiras de ações criteriosamente selecionadas a partir de um conjunto alargado de empresas. Esta seleção resulta das conclusões das análises efetuadas pela MyStockIdeas, disponíveis na página “Análises” deste site, sendo adquiridas as empresas cujo preço das ações está abaixo do seu valor intrínseco.
A MyStockIdeas iniciou o primeiro portefólio em 31 de dezembro de 2019. Este portefólio é composto principalmente por ações nacionais e norte-americanas de vários tipos de indústrias.
Os portefólios iniciaram com um investimento de 100 000 €. Este investimento vai sendo aplicado à medida que vão sendo identificadas novas oportunidades de investimento.