Airbnb

  • MyStockIdeas
  • Setembro 11, 2021

 

 

Principais resultados da análise

 

A​​ Airbnb​​ (ABNB) é a maior agência de viagens online do mundo. As receitas provêm de taxas cobradas sobre as transações, sendo que, em 2020, 53% das receitas eram provenientes da América do​​ Norte, 30% da Europa/Médio Oriente/África (EMEA), 10% da Ásia-Pacífico e 7% da América Latina.​​ 

O ano de 2020 foi particularmente difícil para a​​ Airbnb, como para todo o setor do turismo. Mas também foi um ano em que a empresa concretizou algumas alterações estruturais relevantes, criando soluções inovadoras destinadas a satisfazer as novas necessidades dos clientes. A​​ Airbnb​​ soube adaptar-se às alterações do perfil da procura, moldando a sua plataforma aos clientes que passaram a trabalhar remotamente fora​​ de casa e aos que começaram a gozar períodos de férias mais prolongados com família a amigos.

O segundo trimestre de 2021 (Q2 2021) mostrou uma recuperação muito positiva, superando os valores do Q2 2019 (pré-covid) em vários indicadores, como as receitas​​ e o GBV (Gross Booking Value​​ - valor monetário das reservas durante um determinado período).

O valor intrínseco no nosso modelo financeiro foi de $150.5/ação. À data desta avaliação, 10 de setembro de 2021, as ações estavam a ser transacionadas por $165/ação,​​ 10%​​ acima do valor obtido na avaliação.

Ver análise detalhada

 

A​​ Airbnb​​ acredita que algumas​​ das​​ alterações​​ verificadas​​ durante a pandemia​​ vieram para ficar, como a​​ procura​​ por locais alternativos fora dos centros turísticos, ou estadias de longo-prazo. A empresa registou um forte crescimento nas reservas em ambos os casos.​​ 

Muitas pessoas passaram a ter maior liberdade quanto ao local e ao horário de trabalho e a​​ Airbnb​​ adaptou o seu produto a estas novas tendências, lançando soluções mais flexíveis, que estão a atrair o interesse dos​​ seus​​ clientes.

A​​ Airbnb​​ parece estar particularmente focada no seu crescimento. A empresa aumentou os seus esforços de marketing, lançando, em fevereiro de 2021, a sua primeira campanha em larga escala nos últimos 5 anos,​​ Made possible by Hosts, destinada a turistas e anfitriões. A campanha foi lançada nas televisões dos seus principais mercados, US, França, UK, Canadá e Austrália e depois alargada a Itália e Espanha.

No início de 2021 a empresa lançou uma campanha exclusivamente focada no recrutamento de novos anfitriões. A par disso, foram efetuados melhorias na plataforma de forma a facilitar o registo de novos anfitriões em apenas 10 passos. Desde o início destas ferramentas, o tempo de registo na plataforma diminui para cerca de metade na maioria dos casos.​​ 

 

VANTAGEM COMPETITIVA

O modelo de negócios da​​ Airbnb​​ procura tirar vantagens do efeito de​​ network. Quando mais clientes e anfitriões entram na rede, mais baixos são os custos marginais da empresa,​​ beneficiando​​ do efeito de diluição dos custos de software, de R&D e de marketing.​​ Por outro lado, quanto mais vasta​​ é​​ a rede, mais clientes​​ atrai, o que por sua vez atrai mais anfitriões,​​ criando um​​ círculo​​ virtuoso que​​ incrementa​​ o volume de receitas.

Empresas como a​​ Expedia, o​​ Booking​​ e a​​ Trip.com​​ são fortes concorrentes da Airbnb. No entanto,​​ a​​ empresa​​ continua a liderar o setor do alojamento local e a procurar inovar nos serviços que disponibiliza, criando boas expectativas para o futuro.

 

MANAGEMENT

Uma fatia substancial da renumeração aos colaboradores é​​ efetuada​​ através de ações fornecidas aos colaboradores​​ (opções).​​ A​​ remuneração com base em​​ opções​​ é uma forma de remunerar funcionários, executivos e diretores​​ muito utilizada pelas empresas norte-americanas, principalmente na área tecnológica (a Amazon​​ e o​​ Twitter​​ são​​ exemplo disso). É​​ um instrumento​​ normalmente utilizado​​ para a​​ atribuição de prémios​​ aos funcionários. As ações emitidas para os funcionários estão geralmente sujeitas a um período de aquisição (vesting period)​​ antes de serem​​ efetivamente entregues​​ e​​ poderem​​ ser vendidas.​​ Se o funcionário sair da empresa antes das ações terem sido adquiridas, perderá o direito a essas ações. Contanto que permaneça tempo suficiente na empresa, todas as suas ações serão adquiridas​​ e​​ o​​ funcionário​​ pode​​ mantê-las​​ indefinidamente ou vendê-las para convertê-las em dinheiro.

As opções são​​ uma forma de compensar os trabalhadores sem gastar dinheiro real, mas isso não deixa de​​ criar​​ impactos​​ negativos​​ na carteira dos acionistas.​​ ​​ As​​ opções​​ reduzem​​ o valor do património líquido por​​ ação, uma vez que uma parte do património existente na empresa deve ser reservada para​​ atender a esses eventuais exercícios de opção.​​ Quando​​ este instrumento é​​ utilizado​​ de forma continuada, como​​ no caso da​​ Airbnb,​​ as opções reduzem a fração dos futuros cash-flows a que os acionistas têm direito, um fator que deve ser tido em conta na avaliação quantitativa da empresa (análise DCF).

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA

No Q2 2021 a​​ Airbnb​​ (trimestre​​ incluído no período TTM do gráfico abaixo)​​ revelou​​ uma recuperação​​ substancial da queda sofrida em 2020, registando uma subida de 320% nas reservas​​ efetuadas no​​ segundo trimestre de 2021 (Q2 2021)​​ face​​ ao período homólogo do ano anterior (Q2 2020)​​ e​​ uma subida de 37% face a Q2 2019.

As receitas cresceram​​ 300% yoy (year-over-year) e​​ 10% face ao​​ Q2 2019​​ (pré-covid), refletindo um maior crescimento na América do Norte​​ (cresceu 8% de Q1 2021 para Q2 2021)​​ e maior AVR (Average Daily Rates​​ ​​ receita média por reserva).​​ O principal​​ driver​​ do​​ AVR​​ foi​​ a alteração​​ no tipo de reservas efetuadas nos EUA, onde​​ a procura por casas e destinos não urbanos, duas modalidades com AVR mais elevados,​​ aumentou substancialmente. O​​ segundo​​ driver​​ foi o aumento dos​​ preços​​ praticados​​ pelos anfitriões nos destinos mais concorridos.

Os prejuízos diminuíram de $507M no Q2 de 2020 e de​​ $229M no Q2 2019 para $68M no Q2 2021.​​ Esta melhoria deveu-se sobretudo ao aumento das receitas e à otimização dos custos de estrutura, nomeadamente​​ à​​ otimização dos custos variáveis, menores gastos de marketing e melhor gestão dos custos fixos.

A recuperação das receitas varia de acordo com a região, em função da taxa de vacinação. No segundo trimestre a​​ Airbnb​​ registou um aumento do número de reservas nas zonas onde as restrições foram aliviadas e a disponibilidade das vacinas aumentou, em particular nos EUA e na EMEA.

 

TESE DE INVESTIMENTO

As receitas da​​ Airbnb​​ têm muito por onde crescer, principalmente na Ásia-Pacífico e na América Latina:​​ em 2020, apenas 10% das receitas eram da Ásia-Pacífico e 7% da América Latina.​​ Não será de espantar, por isso, que a​​ Airbnb​​ registe uma taxa de crescimento médio das receitas superior a 20% nos próximos 10 anos e consiga multiplicar por 10 as atuais receitas​​ ao longo dos próximos 15 anos (dados considerados no​​ nosso​​ modelo financeiro, imagem seguinte).

Do lado dos custos, o​​ círculo virtuoso provocado pelo efeito de​​ network​​ deverá​​ levar​​ a uma redução dos custos marginais, incrementando as margens de lucro.

Os impostos deverão subir dos atuais 21% para 26% nos EUA.

O volume de investimentos deverá diminuir significativamente em termos relativos (Net Capex/Sales),​​ beneficiando do grande aumento​​ das receitas projetado para os próximos anos.

O valor intrínseco no nosso modelo financeiro foi de $150.5/ação​​ (ver imagem abaixo). À data desta avaliação, 10 de setembro de 2021, as ações estavam a ser transacionadas por $165/ação, conferindo um prémio de 10%.​​ 

 

As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou​​ corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;