Sylvania Platinum Ltd
Principais resultados da análise
A Sylvania Platinum Limited (SLP) produz metais da família da platina (PGM), como a própria platina, o paládio e o ródio.
O core business da empresa consiste no retratamento do PGM existente nas matérias sobrantes das minas de cromo que estão sob a exploração doutras entidades.
A Sylvania processa e beneficia os sobrantes para produzir um produto concentrado que vende para fundições, recebendo uma percentagem do valor de mercado dos metais nele contidos.
Os locais de produção e venda da Sylvania estão localizados na África do Sul, uma das regiões do globo mais ricas em PGM.
A empresa contém ainda projetos mineiros em fase de exploração, onde está a executar um conjunto de atividades para ajudar a determinar se existem minerais que justifiquem a passagem para a fase de extração.
No final desta avaliação, ficámos convictos que estamos perante uma empresa bem gerida, com um futuro estável à sua frente e capaz de gerar bastante cash-flow aos acionistas.
O valor intrínseco obtido nesta avaliação foi de USD 0.97/ação. À data desta avaliação, 03 de setembro de 2021, as ações da Sylvania estavam ao preço de USD 1.35/ação, conferindo um prémio de 35% face ao seu valor intrínseco. Considerando a volatilidade do mercado dos PGM, será bem provável que o preço das ações desça significativamente nos próximos meses ou anos, podendo criar uma boa oportunidade de compra.
Ver análise detalhada
Um dos principais riscos da empresa prende-se com a volatilidade do mercado dos metais. Para além do preço de mercado dos metais, as receitas dependem também do volume de produção e da percentagem do valor de marcado acordada entre as partes.
O pagamento pelo concentrado é efetuado em USD, mas, de acordo com os regulamentos sul africanos, os dólares têm de ser convertidos dentro de um período de tempo especificado e mantido na África do Sul até que um dividendo seja declarado e enviado para a holding, que está localizada nas Bermudas. Por conseguinte, uma grande parte do dinheiro é mantido na moeda sul-africana, Rand (ZAR), expondo a empresa a um eventual enfraquecimento do ZAR face ao USD.
O cabaz de PGM da Sylvania é composto, em média, por 61% de platina, 26% de paládio e 13% de ródio, sendo que os resultados financeiros mais recentes foram fortemente impulsionados pelo aumento do preço destes dois últimos metais.
INDÚSTRIA
A Sylvania depende das minas de cromo para a obtenção da sua matéria-prima. O mercado do cromo tem sofrido grandes oscilações ao longo dos anos, criando instabilidade no setor e aumentando o risco do negócio da Sylvania. Os baixos preços registados em 2020 levaram várias empresas a anunciar cortes e reduções. A Sylvania não passou incólume a esta pressão, suspendendo temporariamente a sua joint-venture de R&D, que visava a criação de técnicas otimizadas de retratamento do cromo. No segundo trimestre de 2021, os preços do cromo voltaram a subir, após um rápido aumento no primeiro trimestre do ano.
A indústria do aço inoxidável determina a procura por ferrocromo com alto teor de carbono, no qual a componente de maior custo é o cromo. A China, o maior país produtor de ferrocromo, compra e importa o cromo no mercado aberto, tendo um importante papel no preço deste metal. O país mais populoso do mundo tem também muita influência no preço dos PGM - a China está a aumentar as exigências relativas às emissões dos veículos, provocando um aumento da procura dos PGM, que são utilizados para a produção de catalisadores.
Do lado da oferta, na África do Sul a pandemia levou a uma redução de 16% da produção mineira em 2020. Considerando que aproximadamente dois terços de toda a oferta mundial provem desta região, certamente que a redução da produção mineira foi um dos fatores que levou à subida dos preços dos PGM. A escassez de material está também relacionada com as fontes secundárias de reciclagem de PGM. O declínio das vendas de carros novos em todo o mundo provocou uma redução indireta dos materiais reciclados disponíveis, provenientes dos carros inutilizados por via da aquisição de novos modelos.
É espectável que as indústrias de mineração e reciclagem voltem à produção regular durante o ano de 2021. Mas, embora se espere que a disponibilidade de material aumente, a procura tecnicamente também deverá aumentar. Os analistas consideram que o défice dos PGM provavelmente se manterá durante o ano de 2021. Só o tempo dirá quando será alcançado novamente o equilíbrio entre a oferta e a procura.
Variação do preço do Ródio em USD/t oz.
MANAGEMENT
A empresa tem mostrado coerência face aos objetivos traçados, tendo atingido as metas de produção estabelecidas há uns anos atrás enquanto manteve controlados os custos e os gastos de capital.
A administração tem devolvido capital aos acionistas através da recompra de ações. Em 2013, a empresa tinha cerca de 298 milhões de ações emitidas e mais 30 milhões de opções autorizadas, representando um potencial de 328 milhões de ações. Atualmente existem pouco mais de 287 milhões de ações emitidas, incluindo 15 milhões de ações em tesouraria, o que representa uma redução de 12%. A administração decidiu distribuir os dividendos das ações existentes em tesouraria aos colaboradores, procurando assim alinhar os interesses dos colaboradores com os interesses dos acionistas.
SITUAÇÃO FINANCEIRA
Na primeira metade do ano fiscal de 2020 (de 01 de julho de 2019 a 31 de dezembro de 2019) a empresa beneficiou de um aumento do preço dos PGM, especialmente dos produtos derivados do paládio e do ródio. O preço continuou a aumentar em 2020, atingindo um novo recorde em fevereiro desse ano. O preço viria a corrigir ligeiramente até ao final do ano fiscal de 2020 (30 de junho de 2020).
O ródio foi o maior contribuinte para as receitas de 2020. O seu preço atingiu máximos no segundo semestre do ano fiscal, contribuindo para os resultados excecionais apresentados em 2020 e mais que compensando o efeito da queda na produção relacionada com o confinamento.
A Sylvania continuou a beneficiar do aumento dos preços do PGM ao longo de 2021, em particular com o preço do ródio, que atingiu um novo recorde no primeiro trimestre do ano. Os preços corrigiram no segundo trimestre do ano, com o cromo e a platina a registarem uma descida de 19% e de 5% face ao trimestre anterior, respetivamente.
A empresa permanece livre de dívidas, apresentando um saldo de caixa de $ 55 milhões no final do ano fiscal de 2020. Este saldo deverá aumentar consideravelmente no ano fiscal de 2021, com os resultados excecionais que certamente irá apresentar (os resultados serão divulgados a 06 de setembro). As subsidiárias não utilizam nenhum tipo de financiamento externo (dívidas bancárias ou adiantamentos das fundições), apesar dos recebimentos apresentarem um delay de cerca de quatro meses, dependendo do metal em causa.
TESE DE INVESTIMENTO
A Sylvania despertou a nossa atenção devido aos resultados espetaculares registados em 2020, em conjugação com a robustez do seu balanço. Numa primeira abordagem, percebe-se que estes resultados se devem em grande parte a fatores externos e pontuais, em particular à subida dos preços dos metais. Mas a empresa apresenta também algumas características estruturais positivas, principalmente desde 2013, a data de entrada em funções do atual CEO, o que motivou a realização de uma análise mais aprofundada.
No final desta avaliação, ficámos convictos que estamos perante uma empresa bem gerida, com um futuro estável à sua frente e capaz de gerar bastante cash-flow aos acionistas. Mas também estamos cientes de que esta não é uma boa altura para investir na Sylvania, dada a situação excecional que se vive neste mercado atualmente.
O valor intrínseco obtido nesta avaliação foi de USD 0.97/ação (ver imagem seguinte). À data desta avaliação, 03 de setembro de 2021, as ações da Sylvania estavam ao preço de USD 1.35/ação, conferindo um prémio de 35% face ao seu valor intrínseco. Considerando a volatilidade do mercado dos PGM, será bem provável que o preço das ações desça significativamente nos próximos meses ou anos, podendo criar uma boa oportunidade de compra. Considerando um desconto de 30%, o preço de entrada será de USD 0.7/ação.
As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;