Advanced Emissions Solutions Inc

  • MyStockIdeas
  • Julho 17, 2021

 

 

Principais resultados da análise

 

A Advanced Emissions Solution (ADES) é uma​​ small Cap​​ norte-americana que oferece soluções de controlo de emissões poluentes e produtos purificantes, destinados a centrais de geração de​​ energia a partir do carvão (centrais a carvão), a instalações industriais e ao setor da água.

A principal fonte de receitas da ADES consiste no fornecimento de produtos para controlar o mercúrio e outros contaminantes nas centrais a carvão e em algumas instalações industriais, ajudando-as a cumprir com as exigências regulamentares.

A empresa está numa fase de grande mudança, provocada pela cessação da área de negócios de carvão refinado,​​ que é atualmente​​ a sua principal fonte de receitas.

Apesar desta mudança,​​ a ADES deverá conseguir alcançar um EBITDA de $10 M no final de 2021. Se, a esse valor, retirarmos $5 M de CAPEX (valor estimado pela ADES), obtém-se um​​ Free Cash Flow​​ (FCF) aproximado de $5 M. Considerando um crescimento de 2% ao ano, obtém-se um valor intrínseco de $8.4/ação.

À data desta avaliação, 16 de julho de 2021, as ações da ADES estavam a ser vendidas por cerca de $6.5/ação, conferindo um desconto de 23%.

 

Ver análise detalhada

EMPRESA

A principal fonte de receitas da ADES provém de empresas não consolidadas do​​ Grupo Tinuum, que fornecem soluções à base de carvão refinado (RC)​​ elegíveis para créditos fiscais, destinadas à redução das emissões de mercúrio e​​ outros contaminantes nas centrais a carvão. As centrais de produção de energia a carvão precisam do carvão refinado para atingirem as metas regulamentares de mercúrio e padrões de toxicidade do ar, assim como outras regulamentações ambientais.

O Cash-Flow​​ previsto para 2021 encontra-se entre $70M e $90M. Este segmento deixará de produzir receita no final de 2021, quando expirarem os benefícios fiscais obtidos ao abrigo da “Section 45 Tax credits” (ver ponto relativo à indústria).

A empresa fornece também carvão ativado em pó e carbono ativado granular, que permite a captura do mercúrio nas centrais a carvão, assim como a absorção de substâncias poluentes no processo de tratamento de água potável e de purificação do ar, através da sua instalação industrial​​ Red River. A ADES entrou nesta área de atividade em 2018, com a aquisição da​​ Carbon Solutions. Através desta subsidiária, a empresa adquiriu também uma mina de lignite, que fornece a matéria-prima para as instalações de carvão ativado.

Com a desativação do seu negócio de carvão refinado, a ADES ficará exclusivamente focada no crescimento do negócio de carvão ativado. A sua estratégia consiste na alavancagem da sua instalação industrial​​ Red River, aproveitando a capacidade que ainda tem disponível, e na diversificação do seu portefólio de produtos, afastando-se dos produtos à base de carvão e atuando em novas geografias.​​ 

 

INDÚSTRIA

O​​ carvão ativado​​ (AC)​​ é um material absorvente utilizado para remover impurezas, contaminantes ou substâncias poluentes existentes no​​ ar, em certos gases, água e saneamento. O AC é produzido através da ativação das matérias-primas à base de carvão, incluindo madeira, carvão,​​ resinas, entre outros. Propriedades como a área de superfície, porosidade e o tamanho das partículas podem ser controladas de forma a responderam a diferentes necessidades.​​ 

De uma forma geral, o mercado do carvão ativado tem sido impulsionado pelo aumento das exigências ambientais no setor da água e noutros setores onde a qualidade do ar possa ser afetada, principalmente nos países mais industrializados. O carvão ativado também pode ser utilizado como meio de retenção do mercúrio, mas esta atividade tem sido afetada pela onda de encerramentos das centrais a carvão, que tem ocorrido um pouco por todo o mundo industrializado.

A lei do crédito fiscal associada ao​​ carvão refinado​​ permite que as instalações industriais de carvão refinado adquiram carvão das centrais a carvão, revendendo-o às mesmas centrais, após tratamento. Estas empresas conseguem revender o carvão a um​​ preço inferior ao valor pago, devido aos benefícios obtidos através do crédito fiscal previsto na​​ Section 45 Tax credits” da legislação norte-americana.​​ 

O ano de 2021 encerrará o período em que é possível gerar crédito fiscal com o carvão refinado. Isso ditará o encerramento das instalações de RC e dificultará os processos de muitas centrais a carvão. O fim dos créditos fiscais foi suportado por vários estudos, onde se concluiu que as centrais de RC geraram benefícios ambientais questionáveis e que podiam mesmo ter contribuído para o aumento das emissões​​ poluentes.​​ 

Muitas empresas do setor financeiro investiram em instalações industriais de RC, tendo sido os principais beneficiados desta lei. As empresas que usufruíram do crédito fiscal ao longo de anos terão acumulado quantias significativas em créditos​​ fiscais, conferindo um ativo fiscal diferido. Empresas como a​​ Goldman Sachs​​ ou a​​ JPMorgan​​ beneficiaram destes créditos fiscais, entrando neste negócio através do arrendamento ou compra de instalações industriais a empresas como a ADES. A própria ADES​​ também beneficiou destes créditos fiscais, através de centrais de RC que ficaram retidas no Grupo, conseguindo criar um ativo de $10.6 M em impostos diferidos.

 

MANAGEMENT

Em abril de 2020 a equipa executiva decidiu suspender o programa de​​ distribuição de dividendos e o programa de recompra de ações, de forma a garantir maior liquidez. A dívida foi reduzida para $16 M no final de 2020 e deverá ser completamente eliminada no segundo semestre deste ano.

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA

A redução da atividade económica e o crescimento das fontes de energia renováveis, impactaram negativamente nos resultados de 2020. No entanto, os esforços da ADES em expandir e diversificar o segmento do carvão ativado, poderão provocar uma inflexão na tendência. A intenção da ADES em alterar a sua estratégia ficou particularmente vincada em 2020, com a alteração do nome do segmento do carvão ativado, de​​ Power Generations and Industrials​​ para​​ Advanced Purification Technologies​​ (APT).

Acordo com a Cabot

O futuro da ADES depende quase inteiramente da parceria que estabeleceu com a​​ Cabot Corpororation, em setembro de 2020. Consiste num contrato com a duração de 15 anos, para o fornecimento de produtos de carvão ativado com lignite. Este fornecimento irá garantir um aumento da produção na instalação industrial de​​ Red River, há muito ambicionado pela ADES, já que a central está subaproveitada. Para além de um aumento do volume de produção, os produtos da ADES irão chegar a novos setores, como o setor da cerveja e dos produtos alimentares, o setor farmacêutico, indústrias de purificação de líquidos e gás, entre outros.​​ 

A Cabot irá participar no CAPEX relacionado com a produção de certos produtos. Segundo a ADES,​​ os gastos de capital deverão rondar os $5​​ M anuais​​ a partir do ano de 2022.

O fornecimento à Cabot teve início em outubro de 2020, refletindo-se positivamente nos resultados do 1.º trimestre de 2021. Em fevereiro de 2021 foi anunciado um segundo contrato com a Cabot, para o fornecimento de produtos à base de carvão ativado com lignite, destinados à remoção de mercúrio em​​ utilities​​ e instalações industriais que produzem energia a carvão, espalhadas ao longo da Europa, Turquia, Médio Oriente e África. Este novo contrato coincide com um previsível aumento das exigências regulamentares na Europa, o que pode ser benéfico para a empresa.

Com este contrato, a ADES espera alcançar um crescimento das receitas de 30% a 40%, incrementar o EBITDA em $10 M a $15 M e reduzir a exposição às centrais a carvão para menos de 50% do portefólio de produtos.

Cessação do segmento do RC

No final de 2020, o segmento de RC gerou um resultado operacional de $42.7 M, enquanto que o segmento APT gerou um resultado operacional negativo de -$13.9 M (líquido de imparidades). A pandemia provocou um incremento de custos neste segmento, devido ao investimento em​​ condições de segurança e saúde dos colaboradores responsáveis por manter as infraestruturas em funcionamento.​​ O segmento APT terá de registar um grande crescimento para conseguir substituir os ganhos do Grupo​​ Tinuum​​ que cessarão no final de 2021.

 

TESE DE INVESTIMENTO

A empresa tinha $35.9 M em cash disponível no final de 2020.​​ Juntando​​ $80 M​​ a este valor,​​ provenientes das receitas de​​ RC que a ADES espera receber em 2021,​​ e retirando $16 M de dívida​​ existente, obtém-se cerca de $100 M. Retirando $12M​​ de​​ encargos​​ relacionados​​ com o encerramento de uma mina, sobram cerca de $88​​ M em ativos financeiros. Dividindo pelo n.º de ações, obtém um valor de $4.9/ação. Dado que o preço das ações da ADES, à data desta avaliação, era de $6.5/ação, o segmento APT estava​​ a ser avaliado por $1.6/ação ($6.5 - $4.9).

Na apresentação de resultados​​ do 1º trimestre, a empresa referiu que os “volumes projetados para 2021 são maiores do que em qualquer ano desde a aquisição da ADA​​ Carbon Solutions​​ (ano 2018).​​ O volume máximo de receitas verificado pelo segmento​​ APT​​ desde 2018 foi​​ de $53 M.​​ No 1.º trimestre de 2021,​​ a ADES apresentou um volume de receitas de $17 M e um EBITDA de $2.2 M de EBITDA. ​​ Se projetarmos, para 2021,​​ um​​ volume de receitas de $80 M, um​​ EBITDA anualizado de $10 M​​ e​​ um CAPEX de​​ -$5 M, obtemos um​​ Free Cash Flow​​ (FCF) aproximado de $5 M. Considerando um crescimento de 2% ao​​ ano, obtém-se um valor intrínseco de $8.4/ação​​ (no modelo financeiro apenas se considerou a varável FCF para efeitos de simulação –​​ ver​​ imagem seguinte).

À data desta avaliação, 16 de julho de 2021, as ações da ADES estavam a ser vendidas por cerca de $6.5/ação, conferindo um desconto de 23%.

 

​​ 

 

 

​​ 

 

As informações, dados, análises e opiniões aqui​​ apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;