Viatris Inc (VTRS)

  • MyStockIdeas
  • Fevereiro 16, 2021

EMPRESA

A Viatris (VTRS),​​ formada​​ apenas​​ em novembro de 2020,​​ resultou da combinação da empresa de genéricos e biosimilares Mylan, com a empresa de medicamentos não patenteados Upjohn, uma spinoff da Pfizer.​​ 

A Upjohn irá​​ contribuir com um volume de receitas estável, apesar da perda de exclusividade no japão do seu principal medicamento, Lyrica, que ocorrerá em 2022 o mais tardar.​​ 

A Mylan irá contribuir com um portefólio diversificado de produtos e vários locais de produção, apesar do alto nível de endividamento contraído à custa de múltiplas aquisições.

A empresa combinada terá um alcance global, assegurando a distribuição em mais de 165 países e passará a deter uma presença mais forte na China, onde a procura por medicamentos têm aumentado com o crescimento da classe média. A VTRS contará também com um portefólio diversificado, uma cadeia de distribuição sólida e a capacidade de gerar novos produtos através do R&DA, para além de apresentar boa liquidez financeira.​​ 

Ver análise detalhada

 

INDÚSTRIA

O setor dos genéricos nos EUA sofreu uma forte pressão nos últimos anos. Os preços dos genéricos foram pressionados pelos grandes grupos farmacêuticos e empresas de distribuição, que se organizaram em consórcios de forma a​​ ganhar capacidade negociadora com os fabricantes. Os preços foram também pressionados pela entrada, no mercado, de empresas sediadas na Índia, que foram conquistando “share” gradualmente, beneficiando de custos operacionais mais reduzidos. O setor foi ainda afetado por alterações regulatórias, que facilitaram a produção e venda de genéricos e levaram ao aparecimento de novos concorrentes. A receitas da VTRS na América do Norte deverão representar cerca de 25% do total (com os genéricos a representar 15%).

Na china, os cuidados de saúde são sobretudo assegurados pelo Estado. O setor está a ser alvo de reformas e a redução dos preços dos medicamentos é um dos seus indicadores chave. O governo chinês desenvolveu e implementou programas nacionais para regular a​​ qualidade e o volume de genéricos adquiridos. Esta reforma, que ainda está em curso, está a provocar uma pressão considerável sobre os preços dos genéricos comercializados pela VTRS, sendo de prever uma descida substancial das vendas já em 2020 para valores bem abaixo da fatia dos 12% do total, registado em 2019.

As pressões regulatórias presentes noutras geografias poderão também criar impactos negativos na VTRS, nomeadamente no Japão, Canadá, Coreia do Sul, entre outros.

Mas existem claras oportunidades de crescimento no setor dos genéricos, principalmente para os grandes players, onde a VTRS se posiciona. Estas oportunidades devem-se à crescente penetração dos genéricos no mercado, ao envelhecimento das populações nos países desenvolvidos e ao acesso crescente aos cuidados de saúde nos mercados emergentes.

 

MANAGEMENT

A Mylan passou por algumas controvérsias nos EUA, que deterioraram a sua imagem. Uma das polémicas esteve relacionada com a utilização de preços inflacionados na venda do seu principal genérico. A falta de visibilidade do pipeline também não favorecia a imagem que a empresa passava para os investidores. Com a atual liderança executiva da VTRS, que é assegurada pela Pfizer, espera-se mais transparência no pipeline e uma credibilidade restaurada.

 

SITUAÇÃO FINANCEIRA

A empresa combinada deverá apresentar um volume de vendas superior a $18 B em 2021​​ e um EBIT de cerca de $4 B. O volume de​​ Free Cash Flow​​ deverá ultrapassar os $3 B.

A dívida​​ da empresa combinada​​ será de $24 B, mas deverá diminuir nos próximos anos, à medida que o rácio debt/EBITDA caminhar para os 2.5x, o target definido pela empresa (em 2020, este rácio deverá ser superior a 3.5x).

Prevê-se uma descida das receitas para 2022, com a perda de exclusividade do Lyrica no Japão e com a continuidade das pressões regulatórias. Mas a empresa deverá segurar as suas margens de lucro, depois de implementar o plano de reestruturação. E deverá conseguir apresentar algum crescimento nos próximos anos, beneficiando do alcance global da empresa combinada e do lançamento de alguns novos produtos.

 

TESE DE INVESTIMENTO

Se considerarmos o valor de Free Cash Flow constante ao longo do tempo, o que é o mesmo que ignorar a capacidade de crescimento da empresa, obtemos​​ um valor intrínseco por ação de​​ $25.84. Este valor representa uma margem de segurança de aproximadamente 30% face ao valor registado à data desta avaliação, 16 de fevereiro de 2021.​​ 

O mercado parece estar a subvalorizar a VTRS, o que pode estar relacionada com a falta da informação relativa à empresa combinada. Esse fator pode estar a criar uma oportunidade de compra.

Acreditamos​​ que o retorno deste investimento​​ poderá​​ ocorrer num período muito curto. O preço das ações pode equilibrar já no final deste mês de fevereiro, quando saírem os resultados consolidados, ou no final do ano (2021).​​ Apesar de existir pouca informação sobre a empresa combinada, a​​ nossa recomendação é de compra.

 

 

As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não​​ constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente​​ factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;