Enterprise Products Partrners (EPD)
Principais resultados da análise
A diminuição da procura e a queda acentuada do preço do petróleo despertaram a curiosidade da MyStockIdeas. O setor da energia sofreu um grande impacto com a pandemia do Coronavírus e por causa disso a maior parte das empresas de produção de gás e de petróleo deverão apresentar prejuízos em 2020.
O mundo ainda está muito dependente dos hidrocarbonatos, apesar do crescente domínio das energias renováveis. Assim, é mais que certo que os preços do petróleo e do gás venham a recuperar após a pandemia. Nessa altura, as empresas que se apresentarem em melhor forma poderão dar um bom retorno aos investidores. Por isso decidimos dar uma “olhadela” ao setor.
A Enterprise Products Partrners (EPD) foi uma das empresas que se destacou na nossa pesquisa. O histórico de ganhos e o balanço apresentados revelam que a empresa está numa situação confortável e a forma como as receitas são geradas deverá garantir alguma resiliência perante a crise atual. Por conseguinte, a aquisição de ações (unidades neste caso) da EPD podem ser uma boa defesa em tempos de crise.
Pesando todos os fatores obtivemos um valor intrínseco por ação de $ 21.17. À data desta análise, 08 de maio de 2020, o preço das unidades estavam a ser transacionadas a $ 17.6 o que confere uma margem de segurança de 17%.
Ver análise detalhada
Descrição da empresa
A EPD é uma organização do tipo Master Limited Partnership (MLPs). Em termos gerais, a estrutura das MLPs contempla um General Partner que consiste na equipa de gestão, e Limited Partners que contribuem com o capital comprando unidades da MLP (são chamadas unidades em vez de ações). Essas unidades de MLP podem ser negociadas numa bolsa de valores. Em troca, os Limited Partners (semelhantes a acionistas) recebem distribuições trimestrais (semelhantes aos dividendos).
Essas parcerias são criadas a pensar no crescimento das distribuições (dividendos). Dado que distribuem a maior parte de seu cash-flow, as MLPs retêm poucos ganhos, ficando dependentes de fontes externas para o financiamento dos seus investimentos. Como tal, estas empresas tendem a financiar o seu crescimento por meio de emissões de dívida e de ações.
A maior parte das MLPs operam no setor do petróleo e gás natural, atuando como intermediários e dedicando-se à construção e gestão de ativos destinados ao transporte e armazenamento dos hidrocarbonetos. Dado que o foco destas empresas são os dividendos, as MLPs são encontradas em setores que tendem a gerar cash-flows mais previsíveis.
As MLP têm um método de taxação muito particular, onde os lucros ou perdas são transitados para os Limited Partners, ilibando a empresa do pagamento de impostos corporativos.
A EPD gere uma quantidade significativa de ativos nos EUA, que lhe conferem uma grande capacidade de transporte e armazenamento de hidrocarbonetos. O negócio da EPD está focado nos NGLs (Gases Naturais Líquidos), aos quais corresponde cerca de 47% do Gross Margin, enquanto que ao petróleo corresponde cerca de 29% e ao gás natural 12%. A maior parte da margem de lucro está associada a contratos de longo prazo, tornando a empresa parcialmente imune à variação dos preços dos hidrocarbonetos. As duas figuras seguintes permitem confirmar que a empresa tem conseguido manter, nalguns casos até aumentar, as margens de lucro nas alturas de maior pressão sobre as vendas.
A empresa apresenta um balanço sólido. Os indicadores de liquidez e solvência estão próximos dos valores aconselháveis e apresentam uma grande estabilidade ao longo dos anos (ver figura seguinte).
O rácio da dívida relativamente ao lucro operacional tem diminuído ao longo dos anos (ver figura seguinte). A dívida tem aumentado em termos absolutos, mas trata-se de um aumento sustentável e até saudável na perspetiva do crescimento da empresa. O rácio debt-to-equity em 2019 foi de 1.1.
O grau de endividamento pode ser analisado também pela relação do valor da dívida de longo prazo com o resultado líquido. Uma empresa cuja dívida de longo prazo é inferior ao quádruplo do resultado líquido, como o caso da EPD (ver figura seguinte), estará pouco endividada, acontecendo o oposto quando a dívida é superior a 8 vezes o resultado líquido. Este indicador apresenta a vantagem de não ser influenciado pela variação das taxas de juros.
Avaliação da empresa
Existem várias formas possíveis de analisar o preço das ações e verificar se o valor de mercado da empresa está alto ou baixo face ao seu histórico ou face às empresas concorrentes. Nesta análise utilizamos o Current Earnings Yield, um indicador que compara o resultado operacional com o preço pelo qual o mercado avalia a empresa (Enterprise Value). Se a este indicador juntamos o ROC, ficamos com uma relação entre o preço e o retorno do investimento que a empresa apresenta. Uma empresa com um preço baixo e retorno elevado será uma melhor aposta que uma empresa nas condições opostas.
As barras verticais representadas na figura abaixo correspondem ao resultado desta classificação - quanto mais alta for a barra, melhor conjugação do preço e retorno terá a empresa. A figura mostra que no final de 2019 a EPD estava a ser transacionada a valores historicamente baixos.
Analisando a evolução do ROC verificamos que o indicador esteve pressionado entre 2014 e 2017, o que coincide com uma diminuição significativa do seu volume de vendas, que se deu na sequência da crise dos hidrocarbonetos que se fez sentir nesse período. No mesmo período, a empresa conseguiu aumentar a sua margem de lucro (After Tax operating Margin), mais que compensando a diminuição do volume de vendas. A melhoria das margens está relacionada em grande parte com o aumento das quantidades transportadas.
A EPD tem conseguiu aumentar a quantidade de dinheiro distribuída aos acionistas (distributable cash flow) ao longo dos anos, tornando simultaneamente o seu balanço mais sólido.
Analisando o Free CashFlow Yield, verifica-se que o indicador apresentou uma clara melhoria nos últimos anos, tendo passado para valores positivos em 2019. Quando o Free CashFlow Yield é negativo significa que os gastos de capital são superiores ao resultado líquido o que, como vemos na figura abaixo, ocorreu até 2018. Esta diferença foi sendo colmatada pela emissão de ações (pequena percentagem) e de dívida. Nesse período, a dívida aumentou em valor absoluto, mas diminuiu em termos relativos (diminuiu a sua proporção em relação aos lucros). Em 2019, o valor positivo registado no indicador significa que os lucros líquidos (lucros depois das distribuições) foram superiores ao dinheiro gasto nos investimentos, o que revela a excelente saúde da empresa.
O histórico apresentado revela que a empresa está numa situação confortável. A forma como as receitas são geradas deverá garantir alguma resiliência perante a crise atual. Por conseguinte, a aquisição de ações (unidades neste caso) da EPD podem ser uma boa defesa em tempos de crise.
Para a avaliação da empresa foram considerados os seguintes pressupostos:
- A margem operacional antes de impostos diminuirá em 2020, devido à diminuição das quantidades transportadas e à pressão sobre os preços dos produtos, recuperando gradualmente ao longo dos anos seguintes para os valores de 2019 (num período total de 10 anos);
- O volume de vendas diminuirá cerca de 10% em 2020, recuperando nos anos seguintes. O volume de vendas irá registar um crescimento composto de 2.5 % no ano 10.
- O rácio do volume de vendas face ao capital investido irá diminuir em 2020, aumentando gradualmente ao longo dos anos seguintes até alcançar valores próximos de 2019;
Considerando estes inputs obtemos um valor intrínseco por ação de $ 21.17. À data desta análise, 08 de maio de 2020, o preço das unidades estavam a ser transacionadas a $ 17.6 o que confere uma margem de segurança de 17%.
As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações, dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;