Portefólio – 31.03.2020
À data desta atualização, 31 de março de 2020, os casos de COVID-19 continuam a alastrar-se pelo país e pelo resto da Europa, com a exceção da Itália, onde finalmente parece estar a assistir-se a um abrandamento do número de novos casos de infeção. As consequências que este vírus irá provocar na sociedade e na economia em particular continuam a ser uma incógnita, ainda mais quando o impacto na maior economia do mundo, os EUA, está ainda por medir.
Embora se tenha assistido a uma recuperação espetacular dos index recentemente, será espectável que a tendência de descida da bolsa permaneça por mais algum tempo, pelo menos durante o período de expansão do Covid-19 na Europa e EUA.
Não obstante estarmos a viver um cenário negro, esta é também uma oportunidade única para ganhar dinheiro em bolsa. Certamente que a descida de preços irá desvendar inúmeras oportunidades de negócio.
O critério que a MyStockIdeas adotou para este período crítico consiste na aquisição de ações de empresas que apresentem 40% de desconto face ao seu valor intrínseco. As exceções a esta regra serão as empresas muito alavancadas financeiramente, por estarem particularmente vulneráveis a uma crise de crédito que possa eventualmente surgir nos próximos tempos. Assim, depois de vender todas as suas posições a 05 de março (ver Portefólio – 05.03.2020) a MyStockIdeas voltou às compras, tendo adquirido a Altri, a F.Ramada, a Farfetch e a DuPont.
Certamente que a bolsa poderá ainda descer significativamente face aos valores atuais. No entanto, julgamos que a economia não tardará mais que 4 ou 5 anos a retomar a normalidade e as ações a atingirem os preços que apresentavam antes da crise atual. Os preços das ações adquiridas com margem de 40% de desconto poderão muito bem duplicar num prazo de 5 anos, o que, a confirmar-se, darão um retorno médio de 20% ao ano.
A história não se repete, mas rima. Analisando vários períodos negros da história, incluindo a segunda guerra mundial, encontramos quase sempre o mesmo padrão de comportamento da bolsa: crise económica seguida de uma recuperação espetacular. Não nos parece que desta vez vá ser diferente.
Esperamos poder ajudar todos os nossos subscritores a aproveitar esta oportunidade única de fazer dinheiro em bolsa.
Os portfólios da MyStockIdeas são constituídos por carteiras de ações criteriosamente selecionadas a partir de um conjunto alargado de empresas. Esta seleção resulta das conclusões das análises efetuadas pela MyStockIdeas, disponíveis na página “Análises” deste site, sendo adquiridas as empresas cujo preço das ações está abaixo do seu valor intrínseco.
A MyStockIdeas iniciou o primeiro portefólio em 31 de dezembro de 2019. Este portefólio é composto principalmente por ações nacionais e norte-americanas.
Os portefólios iniciaram com um investimento de 100 000 €. O dinheiro vai sendo aplicado à medida que vão sendo identificadas novas oportunidades de investimento.