Super Micro Computer Inc

  • MyStockIdeas
  • Abril 22, 2021

 

 

Principais resultados da análise

 

A Super Micro Computer (SMCI) oferece soluções relacionadas com servidores, disponibilizando um conjunto de ferramentas que permitem criar sistemas completos de servidor e sistemas de​​ armazenamento de dados destinados a diferentes mercados. Estes mercados incluem serviços de nuvem, data centers, soluções para empresas, Big Data, inteligência artificial e internet das coisas (IOT).

A empresa foi analisada pela MyStockIdeas no final de abril de 2020, quando as suas ações estavam ao preço de $23.4 por ação. A SMCI sofria então dos efeitos da pandemia, mas também de uma grande impopularidade, devido essencialmente a dois acontecimentos:

- A​​ uma auditoria contabilística​​ que​​ obrigou a​​ empresa a​​ reescrever os relatórios financeiros de 2015 a 2017. Esse processo retirou temporariamente a empresa do NASDAQ, eliminando-a do radar de muitos investidores. Este processo levantou também algumas suspeitas sobre a​​ credibilidade da SMCI, que​​ viriam a revelar-se infundadas depois de se conhecerem os resultados dessa auditoria;

- A​​ sensacionalismo jornalístico, quando surgiram notícias que apontavam para a existência de chips espiões nas suas motherboards que supostamente transmitiriam informação para os serviços de inteligência chineses.​​ Esta acusação nunca chegou a ser devidamente fundamentada, mas não deixou de impactuar negativamente na imagem e na popularidade da empresa nos EUA.

As ações valorizaram cerca de 65% desde então, estando agora muito próximas do valor intrínseco estimado​​ na primeira avaliação. Nesta segunda avaliação, o valor intrínseco​​ estimado foi sensivelmente o mesmo.

Ver análise detalhada

PONTO DE SITUAÇÃO ATUAL

A SMCI registou uma redução das receitas em 2020 (o ano fiscal terminou em junho de 2020), tal como previmos na análise anterior. Nos últimos 12 meses (jan-20 a dez-20) as receitas mantiveram a tendência de​​ descida, embora menos acentuada. Apesar de tudo, a empresa foi pouco afetada pela pandemia, tendo demonstrado uma grande resiliência.

O Resultado Operacional apresenta uma tendência de estagnação desde 2016. Quando analisado ao detalhe, percebe-se que a componente de Research&Development (R&D) contribuiu para essa estagnação (ver imagens seguintes), tendo aumentado cerca de $100 M entre 2016 e 2020. Não fosse isso, o Resultado Operacional teria aumentado nessa proporção. Isto significa que a SMCI poderá incrementar as suas margens de lucro facilmente, se o investimento destinado ao R&D estabilizar.

 

 

Crescimento

A SMCI apresenta, pelo menos, quatro fatores potenciadores de crescimento:​​ 

  • Oferece soluções competitivas, distintas da concorrência. Essa distinção assenta sobretudo na capacidade de adaptar o seu produto às necessidades dos clientes, oferecendo soluções flexíveis. Apesar da concorrência de peso, como a DELL e a Hewlett Packard Enterprise (HPE), a empresa tem vindo a conquistar share de mercado e acreditamos que isso continuará a ocorrer;

  • Os próximos trimestres serão marcados pela introdução de uma nova geração de chips da Intel, que irá melhorar o desempenho dos produtos. Esse fator deverá provocar uma subida na taxa de renovação dos equipamentos nas empresas, o que será favorável à SMCI;

  • O preço das memórias deverá manter-se estável nos próximos tempos, tornando os custos de fabrico e as margens de lucro mais estáveis. A subida do preço das memórias teve um impacto visível no​​ Gross Margin​​ da​​ SMCI entre 2015 e 2018 (ver imagem ao lado). Esta subida foi provocada pelo aumento da procura que surgiu com o crescimento dos data centers e com o aumento da capacidade dos smartphones, uma combinação de fatores que apanhou a indústria de semicondutores​​ de surpresa e que não deverá repetir-se tão cedo.

 

  • A utilização massiva da internet e​​ cloud computing​​ tem levado aos grandes proprietários de data centers, como o Facebook ou a Amazon, a aumentar as suas capacidades de armazenamento, o que provocou um grande crescimento do setor nos últimos anos. O impacto não será tão grande nos próximos anos, mas continuará a causar um efeito positivo no setor.

A escassez de chips verificada no primeiro trimestre de 2021 poderá causar um impacto negativo na SMCI. A crise dos chips foi relevante ao ponto de Biden ter afirmado que iria trabalhar com os líderes desta indústria para identificar soluções para a escassez dos semicondutores, apontando um investimento de 37 mil milhões de euros para o efeito. Cerca de 80% da produção mundial de chips está na Ásia, existindo, neste momento, apenas duas empresas capazes de inovar e oferecer a tecnologia mais moderna: a Samsung, na Coreia do Sul, e a TSMC, em Taiwan. A concentração da indústria em poucas empresas será uma das razões​​ por detrás desta crise, que levou mesmo ao encerramento temporário de algumas fábricas e ao aumento significativo do preço dos chips. Desconhecemos, até à data, o efeito que esta crise irá provocar na SMCI, se é que irá provocar algum.

 

TESE DE INVESTIMENTO

A suspeita de​​ existência de chips espiões nas motherboards da SMCI ainda paira no ar, ameaçando o futuro da empresa. No entanto, acreditamos que essa ameaça se dissipará definitivamente ao longo de 2021 e que a qualidade da empresa acabará por emergir.

O ano de 2021 deverá ser um ano de forte crescimento para a SMCI, pelo fim da pandemia e pelas razões apontadas neste relatório. Assim, prevemos um crescimento de 8% para 2021, a decrescer gradualmente de ano para ano, até alcançar 2% no ano 5 (ver esquema​​ seguinte).​​ 

Acreditamos que a margem operacional irá recuperar gradualmente para os valores registados há cerca de 5 anos atrás (7%), antes do surgimento das duas polémicas em que a SMCI se viu envolvida. Pensamos que a SMCI tem condições para subir a margem operacional ao longo dos anos seguintes até alcançar 9% no ano 15, refletindo a qualidade que o seu produto apresenta face à concorrência.

Com base no nosso modelo (figura seguinte), obtemos um valor intrínseco de $37.1 por ação, muito próximo do valor​​ obtido na nossa primeira avaliação. À data desta avaliação, 22 de abril de 2021, as ações da SMCI estavam a ser transacionadas ao preço de $37.90, o que representa um valor justo, na nossa opinião.

​​ 

 

 

As informações, dados, análises e opiniões aqui apresentadas não constituem consultoria de investimento, sendo fornecidos apenas para fins informativos. As opiniões de investimentos emitidas pela MySotckIdeas apresentam uma carga subjetiva considerável, pelo que não podem ser consideradas como informações​​ integralmente factuais, nem existem garantias que as opiniões emitidas pela MyStockIdeas sejam precisas ou​​ corretas. A MyStockIdeas não será responsável por quaisquer decisões de negociação, danos ou outras perdas resultantes ou relacionadas a informações,​​ dados, análises ou opiniões emitidas no seu Site. Este Site e o seu conteúdo não são regulados pela CMVM;